Pages

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

ANDEBOL»» Fez parte da formação no Vitória FC

Actualmente joga no Marítimo ...


 

SETUBALENSE DIOGO VALÉRIO É GUARDA-REDES DA SELECÇÃO NACIONAL 


 

Esteve sete anos na formação do Vitória, ingressou no Benfica, foi campeão nacional na Alemanha e agora está no Marítimo, que tem um projecto ambicioso.

 


 


Diogo Valério é um jovem setubalense, de 25 anos, guarda-redes de andebol, que começou jogar no Vitória FC. Foi chamado recentemente aos trabalhos da seleção nacional sénior para os dois encontros de qualificação para o Campeonato da Europa de 2026 que disputou, em Santo Tirso, com a Roménia e Israel.



Em entrevista Diogo Valério conta porque razão optou pela na prática do andebol e do seu percurso desportivo que passou pelo Vitória Futebol Clube, Benfica, segunda liga da Alemanha e, presentemente, Marítimo onde se encontra desde a época de 2022/2023.



O jogador fala também da sua chamada à seleção nacional e, como sócio do Vitória FC, espera que o clube volte a ter estabilidade para que possa voltar aos grandes palcos nacionais.


 

Diogo Valério é natural de Setúbal e foi precisamente no Vitória FC que começou a praticar andebol. Ainda se recorda como tudo começou?

Começou tudo por indicação do meu antigo padrasto que era o treinador da equipa sénior na altura. Isso levou o meu irmão mais velho, Gonçalo, começar a praticar a modalidade e por consequência eu ter ido experimentar também.

  


Porque razão escolheu o andebol como a sua modalidade de eleição?

Na altura tinha duas modalidades que gostava de experimentar, o futebol e o andebol. Cheguei inclusive a assistir a um treino da equipa de futebol do Vitória FC da minha idade e a falar com a equipa técnica, que me convidou a fazer parte do plantel. Mas como o meu irmão fazia parte do andebol, eu fui fazer um treino e desde aí fiquei apaixonado pela modalidade. Nunca cheguei depois a experimentar o futebol.


 


Depois de fazer praticamente toda a sua formação no Vitória ingressou no Benfica.  Considera que foi um salto grande na sua carreira?

Depois de sete anos no Vitória FC senti que era altura de procurar outro desafio e o Benfica já me tinha feito convites, em conjunto com os meus pais, achámos que era a altura certa para aceitar o convite do Benfica que me abriu as portas para as seleções jovens e me deu todas as ferramentas para completar a minha formação, como atleta e pessoa.

 



Teve também uma breve passagem pela Alemanha como correu essa experiência no estrangeiro?

A experiência na Alemanha foi muito positiva. O meu sonho sempre foi jogar naquele país que vive para o andebol e tem uma cultura desportiva muito vincada. Embora tenha coincidido com a altura do Covid 19, acabaram por ser dois anos muito felizes na minha carreira desportiva que culminou com o título de campeão nacional segunda divisão e consequente subida de divisão.

 


No regresso a Portugal ingressou no Marítimo, tem valido a pena?

A minha decisão de ingressar no Marítimo passou muito por poder estar numa equipa que me pudesse dar os minutos que eu pretendia. Foi-me apresentado um projeto ambicioso que pretendia fazer do Marítimo a quarta melhor equipa de Portugal e fazer parte das competições europeias.

 


A chamada à seleção nacional foi para si uma surpresa ou era algo que estava à  espera?

A chamada à seleção nacional acaba por acontecer num momento em que o Marítimo se encontrava no 4 lugar do campeonato, com vitórias contra todas as equipas, excepto os três grandes. Como disse aos meus colegas de equipa, esta convocatória é muito mais fácil de justificar porque nós coletivamente fizemos uma primeira volta do campeonato fantástica. Fui apanhado de surpresa com a convocatória mas trabalho diariamente para fazer parte da seleção.

 


O Vitória FC tem vivido momentos conturbados, como setubalense que opinião tem sobre o que aconteceu?

Tenho muita pena que tenham acabado com a equipa sénior de andebol e espero como sócio que o Vitória consiga voltar a ter estabilidade para que possa voltar aos grandes palcos nacionais.

XADREZ»» Torrense em grande destaque

Por Naranjo Zolotov, Tiago Ferreira e  Artur Jorge Silva ...

 


CONQUISTOU TODOS OS LUGARES DO PÓDIO NO DISTRITAL DE SEMI-RÁPIDAS

 


 


O Independente Futebol Clube Torrense arrebatou os três lugares do pódio no Campeonato Distrital de Semi-Rápidas Individual da Associação de Xadrez de Setúbal que se disputou no dia 17 de Novembro, no salão polivalente da sede do IFCT, com a participação de 57 jogadores.


 

Mijail Naranjo Zolotov ficou em primeiro lugar, Tiago Ferreira em segundo, e Artur Jorge Silva em terceiro lugar, todos eles jogadores do Independente Torrense.  


 

Naranjo Zolotov - apesar de ser o quinto do ranking inicial, apenas empatou com o 4.º (Pedro Apolónia) tendo vencido os três jogadores mais cotados (Modeste Mendes, Cristiano Amaro e Tiago Ferreira), conseguindo 7,5 pontos em 8 jornadas. 


 

De referir que em terceiro lugar ficaram seis jogadores empatados com 6 pontos (Artur Jorge Silva, Pedro Apolónia, Miguel Monteiro, Modeste Mendes, Diogo Ferreira e Gabriel Calixto), mas o melhor no desempate foi Artur Jorge Silva. 


 

De salientar também que, em Outubro, o clube da Torre da Marinha já havia conquistado o Campeonato Distrital por Equipas em Partidas Semi-Rápidas com uma equipa formada por Matviy Faryma, André Martins, Maksym Faryma e Modeste Mendes.

 

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FUTEBOL FEMININO»» Resultado do sorteio da 2.ª fase

 

Primeira jornada realiza-se a 14 de Dezembro ...

 

AMORA COMEÇA FASE DE APURAMENTO DO CAMPEÃO EM CASA COM O RIO AVE

 


 

Vitória de Guimarães, Gil Vicente e Futebol Benfica, para além da equipa vilacondense, são os principais adversários do Amora na corrida pela subida à Liga BPI.

 


 


O alinhamento dos jogos da segunda fase do campeonato nacional de futebol feminino da 2.ª Divisão já foi sorteado.



O sorteio realizou-se esta quinta-feira na Cidade do Futebol e, na fase de apuramento do campeão, participam oito clubes, quatro da Zona Norte [Gil Vicente, Vitória de Guimarães, Rio Ave e SC Braga “B”] e quatro da Zona Sul [Amora, Benfica “B”, Sporting “B” e Futebol Benfica].



Na primeira jornada, que se disputa no dia 14 de Dezembro, os jogos são os seguintes: Benfica “B” - SC Braga “B”; Amora - Rio Ave; V. Guimarães - Futebol Benfica; Gil Vicente - Sporting “B”.



Relativamente ao Amora, a única equipa da região que disputa a competição, na segunda jornada desloca-se ao Campo Francisco Lázaro onde defronta o Futebol Benfica; na terceira jornada recebe o Sporting “B”; na quarta jornada desloca-se a Guimarães;  na quinta jornada joga novamente fora de casa, em Barcelos, com o Gil Vicente; na sexta jornada recebe o Benfica “B”  na sétima jornada, que será a última da primeira volta, desloca-se a Braga.



A propósito, recorda-se que de acordo com o regulamento da competição as equipas “B” podem discutir a conquista do título mas não podem ser promovidas. À Liga BPI - que na próxima temporada será disputada por 10 clubes, apenas sobe directamente o primeiro classificado, ficando o segundo apurado para disputar o play-off com o 9.º classificado da principal competição do país.  

LIGA BPI »» Jogo em atraso da 3.ª jornada

Jogadora que entrou na segunda parte bisou ...

 


RACING POWER VENCE CLUBE ALBERGARIA NUM JOGO EM QUE CATARINA FOI REALISTA  


 

 

Equipa da margem sul do Tejo, que obteve uma vitória sofrida mas justa, desperdiçou um penalti, atirou duas bolas ao poste e uma à barra.  

 


 


O Racing Power venceu o Clube Albergaria por 2-1 em jogo relativo à 3.ª jornada da Liga BPI, que se encontrava em atraso, mas não foi nada fácil, porque esteve a perder por 1-0, apesar de defrontar o último classificado.   

 


A equipa da margem sul do Tejo começou bem e dominou por completo o primeiro quarto de hora mas o Clube Albergaria num lance de contra-ataque beneficiou de um penalti que Laura Luís converteu, aos 16 minutos. O Racing Power reagiu e na primeira parte dispôs de dois lances em que poderia ter marcado, num remate de Marta Ferreira (26’) ao poste e numa grande penalidade desperdiçada por Gerda Konst, que atirou ao lado.

 


Na segunda parte o R Power entrou com mais dinâmica, Mercy Idoko acertou no poste (46’) e Marta Ferreira na barra (52’) mas a vitória só foi consumada na parte final do encontro com dois golos de Catarina Realista, marcados aos 83 e 88 minutos.

 


Com esta vitória, que foi a segunda no campeonato, o Racing Power passou a somar 10 pontos juntando-se assim ao Valadares Gaia e Estoril Praia, no 7.º lugar da tabela classificativa.

   

 


Duas jogadoras nas selecções nacionais

 

O Racing Power Football Club tem duas jogadoras convocadas para as seleções nacionais, Carolina Mendes para a seleção principal que vai defrontar a Chéquia no segundo play-off de acesso ao campeonato da Europa e Ana Nogueira para a seleção sub 23 que se concentra na próxima semana para realização de dois jogos de preparação.



A selecção “A”  jogará a primeira mão no Porto, no Estádio do Dragão, no dia 29 de Novembro, às 19h 45m, rumando depois a Teplice, na Chéquia, onde jogará a 3 de Dezembro com as checas, às 16h 45m, na AGC Arena.



A selecção Sub-23 desloca-se à Suécia onde joga no dia 28 de Novembro e recebe a Chéquia no dia 2 de Dezembro, na Cidade do Futebol.

BASQUETEBOL»» Análise ao desempenho das equipas da região

Não foi uma jornada famosa ...

 


GDESSA BARREIRO VENCE AÇORIANAS DA UNIÃO SPORTIVA NO PROLONGAMENTO



 

Salvou a honra do convento porque todas as outras equipas da região - Galitos, Basket Santo André e Barreirense, perderam.

 


 


O Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André (GDESSA) foi o único clube da região a vencer no passado fim de semana derrotando a União Sportiva, no prolongamento.



Na Liga Portuguesa Masculina o Galitos perdeu por quatro pontos com o Sporting em jogo realizado no Pavilhão João Rocha e na Proliga o Basket de Santo André foi derrotado em Albufeira pela equipa sub 23 do Imortal e o Barreirense, mesmo jogando em casa, perdeu com o Queluz.



Na Liga Feminina o GDESSA começou bem no jogo que disputou com a U. Sportiva e venceu o primeiro período mas depois foi derrotado no segundo, saindo para o intervalo com 4 pontos de desvantagem (30-34)Na segunda parte a equipa açoriana venceu o terceiro período por larga margem (9-22) mas depois foi a equipa do Barreiro a fazer o mesmo nos últimos 10 minutos vencendo por 26-9. Feitas as contas, no final registava-se uma igualdade (65-65) havendo necessidade de prolongamento para encontrar o vencedor e aí quem esteve melhor foi a equipa do Barreiro que fez 10-6, triunfando por 75-71.



Mariane Carvalho com 20 pontos, três ressaltos, duas assistências e quatro roubos de bola foi a jogadora mais valorizada na equipa comandada por André Martins mas em destaque estiveram também Maianca Umabano (21 pontos) e Dayna Rouse (20).



Na próxima jornada, a realizar no domingo, dia 24, às 16h 30m, o GDESSA desloca-se a Vagos.



Galitos perde com Sporting

 

Na Liga Masculina o Galitos bateu-se bem não conseguiu evitar derrota no confronto realizou no pavilhão da equipa leonina, apesar de sair para o intervalo em vantagem (36-34)No terceiro período o Sporting venceu por uma margem de 3 pontos (25-22) e voltou a fazer o mesmo no último período (17-14), chamando assim o triunfo na partida que no final registava 76-72. 



Jaques Conceição com 17 pontos, três ressaltos, duas assistências e um roubo de bola, foi quem mais se destacou na equipa do Galitos que só volta a jogar no dia 30 de novembro, com o Queluz, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho.


 

Barreirense e Santo André também perdem na Proliga

 

Na Proliga o Basket Santo André não foi feliz na deslocação a Albufeira onde perdeu por uma margem de 10 pontos que foram conquistados pela equipa algarvia na segunda metade do encontro porque ao intervalo o marcador assinalava uma igualdade a 28 pontos. Amarilson Lopes com 20 pontos, oito ressaltos, uma assistência e dois roubos de bola foi o jogador que mais se destacou na equipa do litoral alentejano.



O Barreirense, no jogo com o Queluz, não entrou nada bem e foi para o intervalo com uma desvantagem de 13 pontos (38-51). Na segunda parte melhorou um pouco a sua prestação mas ainda assim foi o Queluz a vencer o terceiro período por uma margem de 4 pontos, de nada valendo a ligeira recuperação que conseguiu nos derradeiros 10 minutos. Micah Downs foi o melhor jogador do Barreirense com 19 pontos, quatro ressaltos, cinco assistências e um roubo de bola.



Na classificação a equipa de Santo André segue em quarto lugar com 11 pontos e o Barreirense na posição seguinte com menos um ponto.



No próximo fim de semana só o Basket Santo André entra em competição. No sábado, em jogo antecipado da 12.ª jornada recebe o CAB Madeira e, no domingo, em jogo a contar para a Taça de Portugal, novamente em casa, às 17 horas, com o Sporting de Braga.