Pages

sábado, 21 de setembro de 2024

TAÇA DE PORTUGAL FEMININA»» Quatro equipas da região em competição

Duas jogam em casa e as outras duas fora ...


 

SEIXAL, BARREIRENSE, CO MONTIJO E ESCOLA FEMININA DE SETÚBAL


 

 


Ao Seixal e Barreirense, que na pré-eliminatória afastaram da competição o Bobadelense e Sporting Olhanense, juntaram-se agora as equipas do CO Montijo e Escola de Futebol Feminino de Setúbal, que tinham ficado isentas.



 

 

São estas as equipas da região que vão disputar a primeira eliminatória da Taça de Portugal Feminina, com jogos a realizarem-se no domingo, às 15 horas.

 

 

 

Das quatro equipas, duas jogam em casa e as outras duas no terreno do adversário. O Seixal recebe o Lusitano de Évora no Estádio Municipal do Bravo e a Escola de Futebol Feminino de Setúbal joga no Campo Municipal da Várzea, no Vale da Rosa, com o Turquel, o CO Montijo que vai fazer o seu primeiro jogo oficial em Leiria, onde defronta o União, e o Barreirense tem uma viagem curta até ao Porto Alto.

 

TAÇA AF SETÚBAL»» Primeira fase aproxima-se do fim

Bons jogos em perspectiva ...

 

QUARTA JORNADA DA FASE DE GRUPOS COMEÇA NO  DOMINGO MAS SÓ TERMINA QUARTA-FEIRA 



 

Numa jornada que já pode clarificar alguma coisa em relação ao apuramento há a destacar o adiamento do CO Montijo-Seixal e a realização do Qt.ª Conde - B.º Olival, em Arrentela. 

 


 




A quarta jornada da Taça AF Setúbal começa no próximo domingo mas só termina no dia 25 de Setembro, quarta-feira, quando se disputar o CO Montijo - Seixal 1925.



Tendo em conta que são apurados os três primeiros classificados de cada grupo e o quarto com o melhor coeficiente de todas as séries, é muito provável que nesta jornada alguns clubes possam carimbar já o passaporte para a fase das eliminatórias. 



Na Série “A” o Grandolense e o Almada têm fortes probabilidades de alcançarem o objectivo mas para isso precisam de vencer os encontros que vão disputar; o Grandolense em casa com o Banheirense e os almadenses na deslocação a Melides. 



Na Série “B”  Pinhalnovense e Vasco da Gama de Sines disputam um jogo extremamente importante onde qualquer um deles vai apostar certamente na vitória, a equipa de Pinhal Novo para reforçar a sua posição no topo da tabela e a equipa de Sines para poder ultrapassar o Alfarim, que folga nesta jornada.  No outro jogo do grupo o Samouquense recebe o Zambujalense, duas equipas que ainda não venceram na competição. 



Na Série “C” o Moitense, que é líder do grupo, recebe o Lagameças e em caso de vitória garante desde logo a passagem à fase das eliminatórias onde deverá marcar presença também o Alcochetense que nesta jornada recebe o Paio Pires.  



Na Série “D” será de realçar o confronto entre o Sesimbra e o Charneca de Caparica a realizar no Estádio Vila Amália, as duas equipas encontram-se igualadas na frente da tabela classificativa por isso aquele que vencer fica mais perto de garantir a sua presença na na fase seguinte. A outra partida do grupo, CO Montijo - Seixal, vai ser jogada apenas na próxima quarta-feira, dia 25 de Setembro, às 21 horas, no Campo da Liberdade.



Na Série “E” há também um jogo extremamente importante, estamos a falar do dérbi entre o Botafogo e o Palmelense, que se joga  nas Cabanas. Se o Botafogo vencer fica desde logo com o primeiro lugar garantido mas o Palmelense não vai querer permitir que isso aconteça, daí a previsão de um jogo de difícil prognóstico e grandes emoções.   No outro jogo do grupo, que está marcado para o Campo da Boa Hora, em Arrentela, a Quinta do Conde, que vem de uma excelente vitória obtida na Cova da Piedade, recebe o Bairro do Olival Queimado que deu boa conta de si no passado domingo frente ao Botafogo.


 

Jogos da 4.ª jornada


Série “A” : Grandolense - Banheirense; Melidense - Almada.

 

Série “B”: Pinhalnovense - V. Gama; Samouquense - Zambujalense. 


Série “C”: Alcochetense - Paio Pires; Moitense - Lagameças.  


Série “D”: Sesimbra - Charneca de Caparica; CO Montijo - Seixal (25 de Setembro, às 21 horas).


Série “E”: Botafogo - Palmelense; Qt Conde - Bairro do Olival.

 

 

TAÇA DE PORTUGAL»» CO Montijo joga hoje à tarde

Apesar da diferença de escalão ...

 


CO MONTIJO E AMORA APOSTAM NA SURPRESA NOS DUELOS COM MAFRA E FELGUEIRAS 

 


Tarefa complicada deverá ter o Barreirense em Cinfães e vida mais facilitada espera ter o Desportivo Fabril na deslocação aos Açores, onde joga com o Lajense. 





A prova rainha do futebol nacional está de volta, agora com a realização da segunda eliminatória que conta com a participação de 4 equipas da nossa região; CO Montijo, Desportivo Fabril, Amora e Barreirense, que, curiosamente, tinham ficado todas isentas na primeira eliminatória.



A primeira equipa a entrar em competição é o CO Montijo que recebe no Campo da Liberdade um adversário que disputa II Liga, o Mafra. O jogo está a ser aguardado com grande interesse no Montijo sendo de prever uma enchente, embora haja uma grande diferença entre as duas formações, em termos de escalões.  De qualquer forma, como estes jogos têm características diferentes, às vezes as equipas menos cotadas conseguem sobrepor-se aquelas que são apontadas como favoritas. E como a  equipa de Mafra não está a realizar um bom campeonato - perdeu no último domingo em casa com o Tondela, por 0-4, é muito natural que os montijenses apostem na surpresa porque jogam num ambiente que lhe é totalmente favorável onde não vai faltar certamente apoio.



O Desportivo Fabril joga no domingo às 11 horas na Ilha Terceira, onde defronta a Juventude Lajense, na Praia da Vitória. A equipa açoriana, que disputa o Campeonato Regional, ainda não efetuou qualquer jogo oficial esta época, enquanto o Desportivo Fabril já disputou quatro no Campeonato de Portugal. Os resultados não têm sido os melhores mas nesta partida apresenta-se claramente como favorita.

 


Também no domingo, mas às 14 horas, o Amora recebe o Felgueiras, equipa da II Liga que ainda não obteve qualquer vitória no seu campeonato, já realizou 5 jogos, empatou 4 e perdeu um, no último domingo com o Chaves por 2-1. O Amora é de escalão inferior mas tem obtido melhores resultados, e vem de uma vitória obtida na última jornada, por isso é normal que encare este jogo com alguma expectativa porque qualidade não lhe falta e no futebol não há vencedores antecipados.  



O Barreirense será a última equipa da região a entrar em competição, às 15 horas. Tem pela frente uma longa viagem até Cinfães mas vai motivada pelo empate que obteve na última jornada em Loulé. A equipa de Cinfães, que também disputa o Campeonato de Portugal, tem vindo a realizar um bom campeonato e nos jogos que efetuou perdeu apenas uma vez no reduto do Salgueiros, de resto tem um empate e duas vitórias e na primeira eliminatória da Taça de Portugal afastou o Resende (3-0). Tudo indica que venha a ser um jogo complicado para a equipa do Barreiro mas como a esperança é a última coisa a perder, há que acreditar.

 

 

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

BASQUETEBOL»» Barreirense preparado para a nova época

Plantel está constituído ...


 

BARREIRENSE APRESENTA EQUIPA SÉNIOR  ESTE SÁBADO NO GINÁSIO-SEDE

 


Dos quatro reforços contratados sobressai o americano Micah Downs que tem sido uma das principais figuras do basquetebol português nos últimos anos.



 


O Futebol Clube Barreirense, que volta a disputar o campeonato da Proliga e já tem o seu plantel definido para a nova época desportiva, vai fazer a apresentação oficial da equipa sénior no próximo sábado, no Ginásio-Sede, às 15 horas, frente ao Illiabum.




Dos jogadores apresentados o grande destaque vai para o regresso de Micah Downs, extremo norte-americano de 38 anos, que está de volta ao Barreirense [onde jogou na época de 2022 / 2023], depois de na época passada ter representado o Portimonense, na Liga Betclic.



O jogador, que tem sido uma das principais figuras do basquetebol português nos últimos anos e já possui todos os títulos nacionais, foi um dos destaques da Liga Portuguesa na temporada anterior. Na passagem que teve pelo Barreirense será de salientar os 52 pontos que marcou na Maia ajudando o clube a vencer um dos jogos mais importantes da temporada. Chegou a Portugal em 2018 e na Europa já jogou na Croácia, Bélgica, Espanha, Ucrânia, Rússia, Itália, França e Alemanha. 



Para além deste jogador, o Barreirense assegurou também a contratação de João Tiago do Ó (ex-Ginásio Olhanense), que apesar de ter apenas 22 anos já tem no seu currículo outras passagens pela Poliga, no Eléctrico e ABC Santo André; Ricardo Oliveira e Fabrizio Caetano, que jogavam nos sub-23 do Sporting.



Na equipa alvi-rubra, que esta época tem como treinador principal Ricardo Oliveira, será de salientar também a presença de jovens da sua formação como é o caso de Guilherme Paixão (18 anos), Pedro Santos e Tomás Cabrita (19 anos) e Tomás Silva (20 anos).



Os jogadores que compõem o plantel, são os seguintes:


BASE: Pedro Costa, Diogo Peixe, Ricardo Oliveira (ex-Sporting) e João Tiago do Ó (ex-Ginásio Olhanense)



EXTREMO: Micah Downs (ex-Portimonense), Tomás Silva, Tomás Cabrita, Guilherme Paixão e Rafael Solposto



POSTE: Tiago Raimundo, Pedro Santos, Fabrizio Caetano (ex-Sporting) e Evans Maxwell

ARBITRAGEM»» Nomeações - 4.ª jornada da Taça AF Setúbal

Pedro Contumélias (Setúbal) é o árbitro do Sesimbra - Charneca ...

 

 

TIAGO BATISTA (ALMADA / SEIXAL) APITA O DÉRBI NAS CABANAS ENTRE BOTAFOGO E PALMELENSE

 


 


Tiago Batista, árbitro da categoria C5 Promoção, pertencente ao Núcleo de Árbitros de Almada e Seixal, filho do ex-árbitro internacional e actual vice-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Lucílio Batista, foi escolhido para dirigir o dérbi do concelho de Palmela, que se disputa no Campo António Henrique Matos, entre Botafogo e Palmelense, que é de extrema importância na questão do escalonamento final do grupo “E”.


 

Outro jogo que merece destaque nesta jornada é o que se disputa no Estádio Vila Amália entre Sesimbra e Charneca de Caparica que seguem igualados na frente do Grupo “D”, para este encontro foi designado Pedro Contumélias, da categoria C4 (FPF), do Núcleo de Setúbal.  

 

Referência especial merece igualmente a recepção do Pinhalnovense ao Vasco da Gama de Sines, duas equipas que procuram o apuramento para a fase das eliminatórias. Quem vai apitar esta partida é Tomás Dias (Almada  Seixal).

 

Fique a conhecer aqui o quadro completo das nomeações...

 

 

 

 

TAÇA AF SETÚBAL

 

Fase de Grupos - 4.ª Jornada

 

 

 

 

Grupo "A"

 

 

Grandolense - Banheirense

Gonçalo Veríssimo (Setúbal)

 

 

Fábio Duque e Miguel Wergykoski

 

 

Observador: Pedro Almeida (A1)

 

 

 

 

Melidense - Almada

Duarte Arroja (Barreiro)

 

 

João Jacob e Guilherme Gonçalves


 

 

 

 

Grupo "B"

 

 

Samouquense - Zambujalense

João Lousa (Almada / Seixal)

 

 

Rui Chixareiro e Tiago Oliveira

 

 

 

 

Pinhalnovense - V. Gama

Tomás Dias (Almada / Seixal)

 

 

Alexandre Farinha e Martim Tomé

 

 

Observador: Luís Reforço (A)


 

Grupo "C"

 

 

Alcochetense - Paio Pires

Tiago Costa (Almada / Seixal)

 

 

Nuno Lino e Miguel Costa

 

 

 

 

Moitense - Lagameças

Leandro Ribeiro (Almada / Seixal)

 

 

Diogo Mateus e Artur Fino

 

 

Observador: Rui Ramos  (A)


 

 

 

 

Grupo "D"

 

 

CO Montijo - Seixal

Rodrigo Esteves (Almada / Seixal)

 

(4.ª feira, às 21 Horas) 

Ricardo Ribeirinho e Leonardo Fernandes

 

 

Observador: José Janeiro  (A)

 

 

 

 

Sesimbra - Charneca

Pedro Contumélias (Setúbal)

 

 

Francisco Oliveira e David Soares

 

 

Observador: Mário Dionísio (A1 e A2)


 

 

 

 

Grupo "E"

 

 

Quinta do Conde - B.º Olival

Pedro Carapinha (Barreiro)

 

(Em Arrentela)  

Bruno Santos e Diogo Silva

 

 

Observador: Ricardo Guerreiro (A)

 

 

 

 

Botafogo - Palmelense

Tiago Batista (Almada / Seixal)

 

 

André Portelinha e Guilherme Pinto