Treinador Nuno Ferreira e o 3.º lugar da época passada ...
“O OBJECTIVO NUNCA FOI SERMOS CAMPEÕES MAS CHEGÁMOS A PENSAR NISSO”
A equipa da Costa de Caparica era líder à 19.ª jornada com cinco pontos de vantagem sobre CO Montijo e Comércio Indústria mas claudicou um pouco na recta final.
Nuno Ferreira, que vai continuar como treinador na próxima época desportiva, em jeito de balanço disse ao nosso jornal que ficou algo desgostoso com o que se passou nas últimas jornadas mas ao mesmo tempo orgulhoso do trabalho realizado.
Os Pescadores chegaram a alimentar o sonho de serem campeões?
Foi realmente uma viagem incrível aquela que conseguimos concretizar ao longo deste ano. Iniciámos a época com ambição legitima, mas em momento nenhum foi nosso objetivo interno sermos campeões. Tínhamos noção da nossa qualidade e daquilo que vínhamos conseguindo à medida que as semanas iam passando e nunca quisemos fugir às nossas responsabilidades mas não falaria verdade se dissesse que, em determinado momento da época, não sentimos que podíamos chegar ao final em primeiro lugar. As coisas foram correndo com naturalidade mas depois - face a algumas situações, sentimos que não teríamos capacidade para terminar na frente, onde andámos a maioria do campeonato. Mas, ainda assim tremendamente orgulhosos pelo percurso que fizemos.
Que balanço faz do desempenho da equipa ao longo da época?
Só pode ser positivo! Terminar em terceiro lugar é algo que nos orgulha imenso. Enquanto equipa, foi muito prestigiante conseguir-mo-nos manter sempre organizados e ambiciosos. Os Pescadores voltaram a ser um clube desportivamente atraente, e nas últimas quatro épocas conseguimos um 5.º, 4.º e agora 3.º lugar. Isto demonstra o crescimento que temos conseguido alcançar, mesmo com as inúmeras dificuldades com que nos deparamos no dia a dia.
Ficou desiludido com os resultados menos bons obtidos na parte final do campeonato?
Creio que desiludido é uma palavra muito forte para definir o sentimento em relação à reta final da época. Todos ficámos naturalmente desgostosos com o que se passou nas últimas jornadas, gostávamos de ter mantido o nível pelo qual nos pautámos na grande maioria da época mas os resultados menos bons não colocam em causa o orgulho que temos no que conseguimos fazer. Foram vários os fatores que nos levaram a não manter o nível que tivemos nos primeiros sete meses da época mas nem todos podiam ser controlados por nós. Quando assim é, a tarefa fica muito mais complicada, mas o orgulho é imenso. Os nossos atletas demonstraram que têm imensa qualidade e isso deixa-nos muito satisfeitos.
Partilho garantidamente desta opinião. Ainda antes do campeonato ter começado se dizia no nosso meio que este campeonato seria extremamente competitivo e isso veio claramente a comprovar-se. Todas as equipas apresentavam qualidade no seu jogo e isso tornou todos os encontros extremamente competitivos. Não havia jogos “garantidamente ganhos” (como nunca há!) porque todos os adversários nos levavam a ser mais sérios e competentes a cada semana que passava. Foi um campeonato que deu um gozo tremendo disputar.
Costuma-se dizer que santos da casa não fazem milagres mas o Nuno Ferreira tem vindo a realizar um excelente trabalho nos Pescadores. Qual o segredo?
O orgulho que temos em relação à época que terminou é enorme. Mas o orgulho que sentimos das 7 épocas que estamos à frente da equipa é igualmente grande. Quando fazemos as coisas com paixão é muito mais fácil sermos felizes e fazermos felizes os que nos rodeiam. O crescimento tem sido evidente mas mais do que os números, a valorização do nosso trabalho e o reconhecimento daqueles que nos acompanham no dia a dia tem sido um prémio que muito valorizamos.
Está preparado para fazer mais uma época nos Pescadores?
Garantidamente que sim! As conversas em relação à próxima época começaram ainda antes do término do campeonato e pela primeira vez ao longo das últimas épocas a nossa resposta não foi prontamente afirmativa. Partilhámos com a direção no momento em que fomos convidados que esse era o nosso maior desejo, para darmos seguimento ao trabalho que fizemos até aqui. Mas para continuarmos a crescer e a ser melhores, todos juntos, direção, equipa técnica, departamento médico e jogadores tinham que estar em sintonia. Apenas quando sentimos que tínhamos essas condições aceitámos o convite que nos foi feito. Juntos continuaremos a fazer crescer o clube. Não podia ser de outra forma. Vamos continuar a carregar o nome da nossa terra com enorme ambição.
Para finalizar há algo mais que queira dizer?
Gostaria de deixar um enorme agradecimento às gentes da Costa de Caparica que se continuam a reaproximar do clube. Essa é uma conquista muito valorizada por nós. Vermos as bancadas semana após semana mais compostas foi muito gratificante, só todos juntos faz sentido. Por fim um agradecimento ainda maior a todos os que aceitaram continuar junto de nós para conseguirmos concretizar aquilo que queremos para o futuro do clube.
Sem comentários:
Enviar um comentário