ARTIGO DE OPINIÃO - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

domingo, 7 de julho de 2024

ARTIGO DE OPINIÃO

 

FUTEBOL – EVOLUÇÃO COM OBSERVAÇÃO


 

Por Ricardo Clemente...

 



Para quem conhece a minha carreira, como a de todos , feita de altos e baixo, de experiências óptimas e outras menos boas que não controlamos, mas que evoluem após “sararem”.

 

Ao longo destes 9 anos, desde que comecei esta nova aventura como treinador de futebol, conheci imensas pessoas, de todas as classes que complementam o desporto, a ouvir opiniões de todos os cidadãos que falavam de “Bola” comigo até aos mais sábios que são hoje meus professores.


 

Para mim nada do que passei até hoje neste desporto foi ignorado ou esquecido, evolui, aprendi, e continuarei a aprender sem limite.

 

“O Conhecimento e partilha eleva-nos, a retenção e limitação deste faz-nos ficar para trás como cepos de uma árvore que foi cortada e por lá ficou enraizada”

 

Tenho seguido muitos treinadores, vendo os seus posts nas redes sociais, reportagens, artigos, etc... onde partilham o seu conhecimento, a todos vocês o meu obrigado antes de mais, pois graças a estas partilhas também enriqueci em todos os níveis.


E hoje estou aqui a partilhar convosco, algo que decidi analisar, já pus em prática e foi um sucesso.

 

Normalmente, o treinador de futebol, foca-se simplesmente em artigos, visões, análises e em recolher dados para se complementar durante jogos, tipos de passe, remates, intensidade, e visualização de muitos jogos apenas do seu desporto.

 

 

 

Coloco a questão: Futebol + Futebol = Futebol. Certo?

 

Futebol + Experiência de Vida + Conhecimento Externo = Futebol que marca a diferença.

 

Há muita informação a partilhar é verdade, estaria aqui anos ou séculos a falar e talvez os vossos netos ou bisnetos ouvissem o final. (Risos)

 

No inicio da minha formação, no meu primeiro estágio, um sábio do Futebol (Prof. Antonio Fonte Santa) falou na expressão enganar o adversário: E aquilo ficou ali a matutar. 

 

Decidi utilizar o termo não só como incentivo aos miúdos da Formação para driblar o adversário, mas adaptei-a a usar algo diferente, que o adversário não estará a espera de certeza.

 

 

 

“Que treinador espera num jogo de futebol, que o adversário utilize técnicas de Hoquei no Gelo ou do Basket?

 

São apenas algumas que uso.!”

 

E foi aí que o estudo tomou outros patamares, desde calcular ritmos no jogo, desde usar estratégias, transições, etc.. que eu próprio inventei para o jogo usando formas de jogar de outras modalidades, jogar com o estado emocional do outro treinador sem palavras ou gestos ofensivos, apenas com jogo, entre outras situações quer a nível psicológico quer a nível técnico/táctico ou físico que veio a melhorar as minhas equipas, apesar de ser com a introdução de outras formas de treino.






 

Criei esta ideia de jogo, para plantel nior, mas dependendo de factores dá para colocar em qualquer escalão a partir de Infantis.

 

Uma dica que vos deixo, não rebaixando nenhuma ideia de colega ou de outra pessoa, sendo as vossas ideias também uma evolução para mim.

 

Recomendo que oiçam as pessoas na rua, os adeptos, pais, dirigentes, colegas, até observando comportamentos e movimentos de animais, seja o que for que vos rodeie vejam o positivo ao redor e questionem como ficaria isto na minha ideia de jogo, qualquer ideia ou palavra vai de certeza tornar positivo o caminho do sucesso.


 


Deixo um exemplo:






- Muitos de vocês já devem ter visto a forma como o Falcão (animal) quando está a pairar no ar, a procurar uma presa, desce para a caçar. O que se pode analisar?

 

- A mudança de direção rápida em curto tempo em determinado espaço, e a eficácia de finalização. (Ataque)

 

- Quando o adversário tem a bola , a mesma técnica pode ser usada para defender em circunstâncias de inferioridade numérica o espaço ou até em contra-ataque adversário para parar cortar a bola num curto espaço de tempo. (Defender)

 

- Numa bola parada quer a defender quer a atacar, é aquele o espaço onde vai estar a bola, quero chegar primeiro que o adversário.

 

- Velocidade, Intensidade,

- Leitura de jogo

- De certeza que há mais situações, mas estou a escrever um artigo e não um livro no artigo.

 

“Tudo à nossa volta nos ensina, basta usar a imaginação e aplicar nos nossos objectivos e ideia de jogo.”

 

 

Agradecimentos:

 

Dedico este artigo a todos os treinadores de futebol do mundo, aos meus mentores e professores, patrocinadores, aos meus amigos e aqueles que seguem a minha carreira e que contribuíram também para que tudo seja mais fácil.

 

Quero deixar aqui um agradecimento especial, à minha esposa que me apoia incansavelmente, ao Prof. Fonte Santa (Sport Lisboa e Benfica) e ao Nuno Ribeiro (Nuno Gomes, ex- internacional português), pela amizade, apoio e conhecimento transmitido.

 

Sem vocês já teria desistido quando os obstáculos e problemas começaram a existir.

 

“Graças a vocês, desistir, só quando vencer”

 

A todos vós,

 

Um grande Obrigado 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here