Pages

sexta-feira, 31 de maio de 2024

ALCOCHETENSE»» Diogo Piqueira pendurou as chuteiras

As principais razões têm a ver com ...

 

 

FAMÍLIA, GRANDE NÚMERO DE LESÕES E SITUAÇÃO PROFISSIONAL PESARAM NA DECISÃO

 


 

O agora ex-jogador vai continuar ligado ao clube, que é a sua segunda casa, mas para já sem funções específicas.

 


 


Diogo Piqueira, jogador de referência do futebol distrital e um verdadeiro símbolo do Grupo Desportivo Alcochetense, o único clube que representou ao longo da sua carreira, colocou um ponto final na sua condição de atleta no dia 19 de Maio, no Estádio António Almeida Correia - Foni, no jogo que disputou com o Vasco da Gama de Sines relativo à 29.ª jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão. E, bem se pode dizer que foi uma despedida em beleza porque teve o privilégio de marcar o último golo da sua equipa, que venceu por 3-0.

 


29 épocas, 280 jogos, 15 golos, um título de campeão distrital e duas taças da AF Setúbal são os números oficiais do percurso de Diogo Piqueira, de 35 anos, o “grande” capitão da equipa que explicou nesta entrevista as razões porque terminou o seu percurso futebolístico, porque vestiu sempre a camisola do Alcochetense, os desejos de continuar ligado ao clube e os momentos mais altos da sua carreira.


 

 

 

Por que razão resolveu colocar um ponto final na sua carreira de jogador?

A decisão acaba por ser um conjunto de três fatores: em primeiro lugar a minha família voltou a aumentar em Janeiro de 2024 e cada vez mais tem sido difícil gerir os tempos familiares e ajudar a minha companheira com as nossas crianças; em segundo lugar o meu corpo, nas últimas três épocas tive inúmeras lesões que me afastaram da competição por bastante tempo e penso que era sinal que estava a receber do meu corpo e em terceiro lugar a minha situação profissional que está cada vez mais exigente e com maior responsabilidade.

 


Na sua carreira desportiva vestiu sempre a camisola do Alcochetense. Foi por amor ao clube ou porque não recebeu outros convites?

Inicialmente o sonho de todos os jogadores é chegar aos maiores palcos e eu não fujo à regra. Os convites que tive foram sempre do mesmo campeonato em que o GDA estava e isso acabava sempre por não fazer sentido mudar. Com o decorrer das épocas acabas por perceber que ser profissional fica cada vez mais difícil e aí acabei por definir como sonho defender o meu clube e a minha terra até terminar carreira.

 



Nos seus horizontes não está a perspectiva de continuar ligado à modalidade, no desempenho de outras funções?

Está. Já desempenhei o papel de treinador adjunto durante muitos anos na formação do GDA. Foi um período muito agradável e passados já vários anos tenho o prazer de ter jogado e de terminar como colega de muitos desses jovens que ajudei a formar. Irei naturalmente continuar ligado ao clube até porque entrei com 7 anos e é a minha segunda casa literalmente, mas para já sem funções específicas.


 

Ao longo do seu percurso de jogador, qual o momento que mais marcante da sua carreira?

Quando fazemos uma retrospectiva, os troféus são algo que fica sempre na memória e por isso o título de campeão da 1.ª Divisão Distrital no meu primeiro ano de sénior e as duas taças da AF Setúbal, mas também a eliminação na Taça de Portugal (em 2011) da União de Leiria, que na altura estava na 1.ª Liga.

 


Na hora da despedida quer deixar alguma mensagem aos adeptos do futebol e em especial aos seus fãs?

Agradecer antes de mais as mensagens de carinho que tenho recebido nas últimas semanas. Dizer que felizmente temos no plantel mais gente da terra e com a identidade do clube e que o futuro será risonho. Continuarei a ajudar o clube mas agora fora de campo e espero que venham cada vez mais pessoas apoiar o nosso desportivo.

 

 

FUTEBOL DE PRAIA»» Sesimbra defronta GRAP e Sótão

Veja aqui o quadro completo dos jogos ... 



NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA HÁ JORNADA DUPLA NA NAZARÉ E NO ALGARVE    

 


Elite joga no Estádio do Viveiro e Campeonato Nacional no Campo de Futebol de Praia da Ilha de Tavira





Os Campeonatos Nacionais de Futebol de Praia prosseguiram no passado fim de semana com a realização da quinta jornada.



Na Divisão de Elite os jogos realizaram-se no campo de areia da Charneca, em Pousos, na região de Leiria, e os resultados foram os seguintes: Braga 5 Sótão 7; Nazaré 2 Vila Flor 4; Sesimbra 4 Torre 5; GRAP 8 Leixões 5.



Sobre o jogo que o Sesimbra disputou com a equipa da Torre [que tem no seu plantel jogadores bem conhecidos dos sesimbrenses, como é o caso Rodrigo Pinhal e David Mafra] podemos dizer que foi muito disputado. A primeira parte terminou com o marcador em 2-2, a segunda com 4-4 e a terceira com 5-4 favorável à equipa de Cascais, sendo o golo da vitória marcado por David Mafra. Pelo Sesimbra marcaram: Gonçalo Loureiro, Simão Marques, Gonçalo Marques e Miguel Doutel.



Na tabela classificativa o Sótão segue na frente com 5 vitórias nos cinco jogos realizados [15 pontos], em segundo lugar está o GRAP com 12; e, nas posições seguintes, o SC Braga (9),Vila Flor (8), Torre (5), Leixões e Nazaré (3), Sesimbra (2).



A competição prossegue no próximo fim de semana com jornada dupla no Estádio do Viveiro, em Nazaré. No sábado: Sótão - Torre (13 horas); VilaFlor - SC Braga (14h15m); Leixões - Nazaré (15h 30m); GRAP - Sesimbra (16h 45m).



No domingo: Sesimbra - Sótão (9h 30m); Torre - Vila Flor (10h 45m); SC Braga - Leixões (12 horas); Nazaré - GRAP (13h 15m).


 

Vitória FC defronta São Domingos


No Campeonato Nacional será de realçar os êxitos obtidos pelo Alfarim e pelo Vitória "B" e o desaire sofrido pelo São Domingos.



Resultados da 5.ª jornada realizada na Arena Madjer, em Bicesse: Vitória 2 Sótão "B" 1; Estoril Praia 2 Chelas 5m Ericeirense 2 São Domingos 0; Alfarim 3 Tavira 2.



Na vitória do Alfarim sobre o Tavira o grande destaque vai para Ivo Mendes que marcou os 3 golos de sua equipa. O jogo, que foi equilibrado, no final da primeira parte registava 1-1, resultado que se mantinha no final da segunda, surgindo os restantes golos próximo do fim, primeiro para o Alfarim, depois para os algarvios que empataram e finalmente para o Alfarim que chegou à vitória.



O Vitória ganhou ao Sótão "B" por 2-1 com golos marcados por Nuno Belchior e Fábio Freitas e o São Domingos foi derrotado pelo Ericeirense com golos sofridos aos 21 e 33 minutos.



Na classificação o Ericeirense segue em primeiro lugar só com vitórias (15 pontos), seguido do Chelas (12), Vitória FC (7), Estoril e São Domingos (6), Alfarim e Sótão "B" (4), Tavira (0).



No próximo fim de semana há jornada dupla com jogos no campo de futebol de praia da Ilha de Tavira:


No sábado: Sótão "B" - Tavira (13 horas); Chelas - Vitória FC (14h15m); São Domingos - Estoril (15h 30m); Ericeirense - Alfarim (16h 45m).



No domingo: Alfarim - Sótão "B" (9h 30m); Tavira - Chelas (10h 45m); Vitória FC - São Domingos (12 horas); Estoril - Ericeirense (13h 15m).

 

quinta-feira, 30 de maio de 2024

2.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Pinhalnovense 7 Santo André 0

Goleada na despedida ...


RAFAEL DELGADO FEZ UM PÓQUER NO ÚLTIMO JOGO DO CAMPEONATO



 
  

ARBITRAGEM»» Época positiva para os árbitros setubalenses a nível nacional

 Arbitragem feminina em destaque ...

 

 

PAULO BARRADAS (SETÚBAL) FOI O MELHOR ÁRBITRO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL


 

 


O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol já divulgou a classificação dos árbitros das várias categorias de âmbito Nacional da época 2023/24 e numa breve análise constata-se que o desempenho de todos eles foi bastante positivo.


 

O grande destaque vai para o árbitro Paulo Barradas (AF Setúbal) pertencente ao Núcleo de Árbitros de Futebol de Pinhal Novo que terminou em primeiro lugar num quadro de 90 árbitros, classificação que é bem demonstrativa da qualidade que tem no exercício das suas funções.


 

A classificação obtida, em condições normais, daria direito à promoção à categoria C3 mas infelizmente isso não vai acontecer por questões regulamentares. Neste caso, devido ao facto de ter 42 anos de idade.


 

De destacar será também o segundo lugar de Ana Leonar Paiva (Barreiro) e o terceiro de Sophia Rosa (Almada / Seixal) na segunda categoria nacional feminina (CF2), facto que permitirá que na próxima temporada a AF Setúbal tenha quatro árbitras na CF1.


 

Igualmente de realçar o terceiro lugar obtido por Lorena Esteves (Barreiro) na CF3 que dará direito à promoção.


 

Eis as classificações obtidas pelos árbitros da AF Setúbal nas várias categorias nacionais.

 

C3 - Dinis Gorjão (15.º lugar) e Sérgio Jesus (17.º lugar).

 

C4 - Paulo Barradas (1.º lugar); João Soares (39.º lugar); Gonçalo Gil (40.º lugar); Pedro Afonso (55.º lugar); João Marques (58’); Pedro Contumélias (69.º lugar); André Vasques (73.º lugar).

 

C4 Core - Vasco Mira (8.º lugar) e Bruno Costa (18.º lugar)


 

CF1 - Sílvia Domingos (9.º lugar) e Tatiana Martins (sem classificação)

 

CF2 - Ana Leonar Paiva (2.º lugar) e Sophia Rosa (3.º lugar)

 

CF3 - Lorena Esteves (3.º lugar)    

 

 

 

Candidatos ao Curso de Formação Avançada

 

Entretanto, de acordo com os regulamentos em vigor, entre os candidatos indicados pelas ADR ao Curso de Formação Avançada de Árbitros de Futebol, estão Lorena Esteves (Barreiro), Pedro Cardador (Pinhal Novo) e Tiago Bolegas (Setúbal). Para o eventual preenchimento de vagas foi também admitido Duarte Arroja (Barreiro).  

     

quarta-feira, 29 de maio de 2024

AMORA»» Beni Souza contratado pelo Benfica

Participou em 11 jogos e marcou dois golos, na Liga 3 ...

 

 

“REPRESENTAR O BENFICA É UM SONHO DE INFÂNCIA QUE SE TORNOU REALIDADE”

 


 


Beni Souza, médio de 20 anos, foi contratado pelo Sport Lisboa e Benfica ao Amora FC, mas não foram revelados mais pormenores sobre a duração do contrato e verbas envolvidas. O centrocampista francês, que jogou na formação do Le Havre, vai integrar o plantel da equipa B na época 2024/25.


 

"Estou muito feliz por ter assinado pelo Benfica. É um sonho de infância que se tornou realidade. Mal posso esperar por começar a jogar pelo Benfica e dar tudo por esta camisola. Penso nisso desde pequeno e estou ansioso para começar", revelou Beni Souza, já com a camisola do seu novo clube vestida.


 

"Sei que estou no maior clube de Portugal. Por isso, é um orgulho e uma honra estar aqui. Sei que é um clube onde há uma enorme ambição, e eu também tenho essa ambição. Penso que é um clube que corresponde à minha identidade, acho que podemos alcançar grandes coisas juntos", afirmou, à BTV, o médio nascido em França, que na época que agora terminou participou em 11 jogos e marcou dois golos pelo Amora, na Liga 3, depois de ter passado pela equipa “B” e também pela formação dos Sub-22.


 

"Tenho o objetivo de chegar à equipa principal, de ganhar espaço e aprender com grandes jogadores, evoluir e ganhar títulos pelo Benfica", assumiu Beni Souza, já no Benfica Campus

NATAÇÃO»» Torneio de Fundo de Infantis e Juvenis

Decorreu na Piscina das Palmeiras, em Setúbal ...


 

ATLETAS DA AONDA BATERAM SEIS RECORDES PESSOAIS


 



A Piscina Municipal das Palmeiras, em Setúbal, recebeu nos dias 18 e 19 de Maio, o Torneio de Fundo de Infantis e Juvenis, competição integrada no calendário regional da Associação de Natação de Lisboa que contou com a participação de 184 atletas, em representação de 15 clubes.




AONDA marcou presença com três atletas: Afonso Carvalhas, Martim Vilaça e Maria Fryxell.




De destacar na competição a obtenção de seis recordes pessoais, sendo entretanto de referir
que todos os atletas participantes melhoraram pelo menos uma das suas marcas anteriores.

CCD BREJOS DE AZEITÃO»» Escola de formação dá frutos

Equipa terminou a competição sem derrotas ...


CAMPEÃO DISTRITAL DE INICIADOS TEM UM JOGADOR A SER DESEJADO NA ALEMANHA


 

Vicente Martins deverá viajar brevemente para fazer testes no Hamburgo SV um dos históricos e mais emblemáticos clubes do país.





A época desportiva de 2023/24 está a ser extremamente positiva para o Centro Cultural e Desportivo dos Brejos de Azeitão porque conquistou o título de campeão distrital da 2.ª divisão, na categoria de Iniciados, e está em vias de ver um dos seus jogadores ser chamado a prestar provas num clube histórico da Alemanha, o Hamburgo SV.



O título foi conquistado numa competição de 14 clubes onde a equipa dos Brejos de Azeitão foi efetivamente a melhor porque terminou o campeonato em primeiro lugar com quatro pontos de vantagem sobre o Olímpico do Montijo, que foi o segundo classificado, e mais 15 pontos que os Pelezinhos que ficaram no terceiro lugar do pódio.




De referir que a equipa campeã terminou o campeonato sem derrotas e nos 26 jogos realizados obteve 23 vitórias e 3 empates, sendo uma das equipas que mais golos marcou e a que menos golos sofreu, apenas sete. Com o título agora conquistado, o Brejos de Azeitão ganhou o direito desportivo de na próxima temporada disputar o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão.



Quanto ao jogador que está a ser cobiçado na Alemanha, trata-se de Vicente Martins que foi observado na semana passada por um empresário de grande sucesso daquele país, Hristian Chodur, que se deslocou à escola de futebol do CCD Brejos de Azeitão para ver o jogador em acção.



Segundo informações que conseguimos obter o relatório foi positivo e Vicente Martins deverá viajar brevemente para a Alemanha para fazer testes num clube que joga actualmente na II liga  alemã, o Hamburger Sport-Verein (HSV), um dos históricos e mais emblemáticos clubes da Alemanha que [juntamente com o Bayern e o Borussia Dortmund] foi um dos três clubes alemães a conquistar a Liga dos Campeões.



Por aquilo que apurámps o emissário alemão ficou encantado não só com o jogador mas também com o trabalho desenvolvido na Escola de Futebol do Centro Cultural e Desportivo dos Brejos de Azeitão que deverá servir de base para o estágio que uma academia do Gana deverá fazer ao nosso país em meados de Agosto, na pré-preparação da nova época desportiva, onde deverá realizar cinco ou seis jogos amigáveis com equipas da região.  



O grande responsável pela vinda do empresário alemão a Brejos de Azeitão é o setubalense Luís da Silva, mais conhecido por Chapa, que desempenha actualmente as funções de treinador na Alemanha onde se encontra radicado há alguns anos.