Pages

quinta-feira, 7 de março de 2024

FUTEBOL FEMININO»» Alteração nos formatos competitivos

Em 2025/26 será criada a 4.ª Divisão ...


VAI HAVER REDUÇÃO DE CLUBES NAS TRÊS PRINCIPAIS DIVISÕES



Na época de 2024/25 todos os jogos da Liga BPI terão que ser realizados em campos de relva natural




A Direção da Federação Portuguesa de Futebol aprovou esta quinta-feira a alteração dos formatos competitivos dos campeonatos nacionais de escalões seniores femininos (Liga BPI, II e III divisões e criação da IV Divisão). Os efeitos desta decisão começam a sentir-se já na próxima época, que será de ajustamento.



Esta alteração, que resulta de reflexão nos últimos meses, implicará a criação de uma quarta divisão e alteração no número de participantes nos outros campeonatos de seniores femininos.



As medidas agora aprovadas tiveram em conta os seguintes objetivos:


· Melhorar a competitividade das várias provas, promovendo o equilíbrio;


· Aumentar a base de recrutamento de futebolistas portuguesas e potenciar o contexto em que jogam;


· Evitar sobrecarga no calendário face ao aumento de clubes portugueses em competições UEFA, nomeadamente na Liga dos Campeões, já em 2024/25;


· Maior distribuição e criteriosa aplicação de fundos de apoio aos clubes, estando já estabelecido um montante de 7,8 M€ para as épocas de 2024/25 e 2025/26.



A época 2024/25 da Liga BPI ainda será disputada por 12 equipas, mas já com o pressuposto de reestruturação do seu quadro competitivo que será reduzido e terá 10 equipas em 2025/26.



Todos os jogos da Liga BPI 2024/25 serão, pela primeira vez, realizados em campos de relva natural de acordo com o que foi regulamentado há duas épocas.




A II e III divisões serão disputadas por 12 equipas em 2026/27.



A IV Divisão será uma competição aberta e com forte base regional, já a partir da época 2025/26.



Os regulamentos e formatos das competições FPF para a época 2024/25 foram esta quinta-feira aprovados em reunião de Direção e estarão disponíveis para consulta pública.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário