Pages

terça-feira, 28 de novembro de 2023

ATLETISMO»» Amora recebeu a corrida do centenário

 Prova contou com a participação de 2000 atletas...  

 

ETSON BARROS (BENFICA) E MARIANA MACHADO (SC BRAGA) SAGRARAM-SE CAMPEÕES NACIONAIS

 

 

Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Albertina Dias, Domingos Castro, Aniceto Simões e Albertina Machado foram alguns dos antigos campeões que estiveram na corrida do centenário

 



Etson Barros (Benfica) e Mariana Machado (SC Braga) foram os vencedores da 100.ª edição dos campeonatos nacionais de corta-mato que decorreu no passado domingo, em Amora, em simultâneo com a 33.ª edição do Corta-Mato Cidade de Amora. A corrida do centenário contou também com a presença dos antigos campeões, nomeadamente, Carlos Lopes, Carla Sacramento, Rosa Mota, Filomena Carvalho, Fernanda Ribeiro, Albertina Dias, Albertina Machado, Manuela Simões, Mariana Machado, Domingos Castro, Paulo Guerra, Fernando Silva, Rui Pedro Silva, Nelson Cruz, Ezequiel Canário, Aniceto Simões, Jéssica Augusto e Dulce Félix.


 

No Corta-Mato Cidade de Amora, o atleta Edward Zakayo (Benfica) venceu a prova de absolutos masculinos percorrendo os 10 000 metros do percurso em 26 minutos 30 segundos, seguido de Vincent Rono (Sporting) que gastou mais 19 segundos. Etson Barros, atleta do SLB, conquistou o terceiro lugar no Corta-Mato Cidade Amora, com o tempo de 26 minutos e 55 segundos, sagrando-se campeão nacional, por ter sido o primeiro português.


 

“Fiz uma prova de trás para a frente e consegui ter a noção de que o Benfica estava a ocupar uma grande mancha na dianteira. Na parte final consegui aumentar o ritmo e conquistar este primeiro título, pelo que estou muito contente com esta vitória”, disse à chegada à meta, acrescentando depois que “agora é hora de continuar a trabalhar para competir nos grandes palcos europeus e mundiais”, disse Etson Barros.

 

 


Na prova feminina a vitória foi de Mariana Machado (SC Braga) - campeã mundial universitária, que correu os 8000 metros em 24 minutos e 26 segundos, ultrapassando o número de títulos nesta competição da sua mãe, Albertina Machado.



“Este ano pela primeira vez optei por uma estratégia completamente diferente da minha zona de conforto. Comparativamente com as outras atletas sabia que era mais rápida e consegui impor o ritmo. A atleta queniana tentou, mas eu ainda tinha forças para na parte final aumentar o ritmo. Estou muito feliz, porque não tinha feito uma preparação específica para o corta-mato, ao contrário dos anos anteriores, e por isso estou contente com esta vitória”, disse Mariana Machado que tem como objectivo a sua participação no Campeonato da Europa de Seniores e marcar presença nos Jogos Olímpicos.  

 

Coletivamente, a vitoria foi do Benfica em masculinos e do SC Braga em femininos.

 

 


Homenagem a Joaquim Santos

 


No decorrer do evento, foi prestada  pelas entidades homenagem a Joaquim Santos, ex-presidente da Câmara Municipal do Seixal, eleito para o executivo da autarquia em 2001, exercendo funções como vereador do pelouro do Desporto. Em 2013 assumiu a presidência do município onde se manteve até 2022. Ao longo de mais de duas décadas, foram vários os equipamentos e os projetos desenvolvidos na área desportiva, possibilitando as melhores condições para a prática de inúmeras modalidades, fazendo jus ao lema do “Desporto para Todos”.

 

As provas foram disputadas em diversos escalões e contaram com a participação de cerca de 2000 atletas de todo o país, tendo sido acompanhadas pelo Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, pelo vereador do Desporto, Bruno Santos, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Amora, Nelson Ramos, bem como de dirigentes da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Setúbal.

 

 


Paulo Silva: “Uma honra para o concelho”

 

 O Seixal é, indubitavelmente, um concelho do desporto, onde o desporto está muito presente. Por isso é uma grande honra para o concelho ser escolhido pela Federação Portuguesa de Atletismo para que os campeonatos do centenário se realizassem aqui no nosso concelho. Está a ser uma manhã magnífica, com um ambiente excepcional, Tivemos aqui campeões que nos deram tantas alegrias. Portanto, este é um momento muito especial para o concelho do Seixal que é um concelho do desporto para todos. Termos sido escolhidos, foi fantástico”, disse ao nosso jornal o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

 

 

ROSA MOTA: “Tenho recordações que não vou esquecer”

 


Quem também falou à nossa reportagem foi a campeoníssima, Rosa Mota, a  maior maratonista feminina de todos os tempos: Temos que dar os parabéns à Federação Portuguesa de Atletismo por ter a ideia de convidar os campeões nacionais que estão vivos. Foi emocionante encontrarmos todos, recordarmos os tempos em que nos iniciámos no Corta-Mato. Estamos aqui a ser bem recebidos, muito acarinhados, muito mimados, que mais os atletas podem querer. Estou aqui para apoiar todos os atletas que vão participar no Corta-Mato Nacional, desde os mais novos aos mais velhos e continuar a conviver com os mais antigos, é sempre um prazer estar com eles.

 

Rosa Mota, que aos 65 anos continua a praticar a modalidade e a bater recordes, escusou-se, de forma simpática, a falar da sua brilhante carreira e dos muitos títulos conquistados.

“Tenho essas recordações, não vou esquecer. Mas hoje estamos aqui a festejar o centenário do Corta-Mato e os campeões.

Sem comentários:

Enviar um comentário