Homenagem póstuma a António Marques...
FOI UM DOS MELHORES JOGADORES DA HISTÓRIA DO ANDEBOL NACIONAL
No Seixal Futebol Clube foi atleta e treinador da equipa sénior de Andebol, nas épocas de 1976, 77, 78, 79, 80 e 81.
|
António Marques, na foto, é o primeiro do lado esquerdo... |
Um grupo de atletas, familiares e amigos deslocaram-se no dia 28 de Outubro à Zambujeira do Mar para prestarem homenagem póstuma a António Marques prestigiado atleta com um palmarés invejável no andebol nacional ao serviço da selecção nacional, do Sporting Clube de Portugal e Seixal Futebol Clube onde também foi atleta e treinador.
“Chegou o dia que todos nós ambicionávamos, prestar a justíssima homenagem ao nosso grande amigo, atleta, treinador e mestre. Devíamos ter feito em vida, isso não foi possível, mas nunca é tarde para retificarmos os nossos erros”, referiu a propósito José Manuel Vogado, responsável pela homenagem.
|
|
António Marques iniciou a sua carreira desportiva a praticar natação no Sporting, depois iniciou-se no andebol na variante de 11 ao serviço do Glória mas o seu sonho era jogar Andebol de 7 no Sporting. Começou nos Juniores e sagrou-se Campeão Regional e Nacional, em 1956/57. Estreou-se pela equipa principal do Sporting na variante de 11 em 1958, numa temporada em que também jogou futebol na equipa ”B” de Juniores que chegou à final do Campeonato Regional da 2.ª Divisão. Participou na conquista de sete Campeonatos de Lisboa de Andebol de 11 e em três vitórias do Sporting Clube de Portugal no Campeonato Nacional dessa variante, em que era um dos melhores jogadores da sua equipa. Tornou-se um dos jogadores mais importantes do Sporting, aliando à sua capacidade física, a velocidade de execução, uma técnica aprimorada e um bom remate, características que o tornaram num dos melhores jogadores da história do andebol português, tendo desempenhado um papel importante na afirmação da grande equipa de Andebol de 7 do Sporting, que ficou conhecida como os “Sete Magníficos”. Participou ainda na conquista de 9 Campeonatos Regionais e 4 Campeonatos Nacionais, até se retirar no ano 1971. Na variante de 7 foi várias vezes internacional “A” pela Seleção Portuguesa de Andebol, passou ainda pela Seleção Nacional de Voleibol, ao nível da FNAT. No Seixal Futebol Clube foi atleta e treinador da equipa sénior de Andebol, nas épocas de 1976, 77, 78, 79, 80 e 81.
Os atletas, dirigentes, técnicos, sócios, familiares, amigos e simpatizantes que acompanharam o António Marques desde sempre, após 15 anos, decidiram prestar uma justíssima homenagem ao seu mestre e amigo, que esteve sempre a seu lado nas vitórias e derrotas, com um espírito de grupo ímpar.
Sem comentários:
Enviar um comentário