Pages

domingo, 30 de junho de 2019

COMÉRCIO E INDÚSTRIA»» Carlos Ribeiro reage à sua saída

Quando me sentei à mesa a decisão já estava tomada…

“DISSERAM-ME QUE ERA O FIM DE UM CICLO E QUE O PRÓXIMO TREINADOR SERIA O JORGE PRAZERES”

Carlos Ribeiro já tinha dito aos jogadores que era sua intenção fazer uma pausa na carreira mas da direcção ninguém lhe perguntou se tinha interesse em continuar e na reunião que tiveram foi comunicada a decisão e o nome do novo treinador.

O Comércio e Indústria anunciou em comunicado a decisão de não renovar o vínculo contratual com o técnico Carlos Ribeiro para a época desportiva de 2019-20.

O clube manifestou “reconhecimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido durante as duas temporadas transactas que culminou com a subida de divisão e a conquista do título de campeão da II Divisão Distrital”. Refere também que “no final de 2017-18 apesar de não ter sido atingido o objectivo proposto, de ascensão ao escalão superior, foi reiterada a confiança na equipa por si liderada completando-se agora uma etapa e um ciclo de relacionamento onde imperou o respeito recíproco e o apoio continuado”.

E a finalizar deseja felicidades ao mister e aos seus colaboradores. “Desejamos formalmente votos de sucessos e oportunidades cientes da partilha de consideração pelo engrandecimento da modalidade e do clube pelo qual sempre demonstrou estima e dedicação”.


A reacção de Carlos Ribeiro

Em relação à sua saída Carlos Ribeiro, disse ao nosso jornal que a situação se ficou a dever ao “desgaste entre a direcção e a equipa técnica, motivado pelas condições do relvado. Se calhar cansaram-se de ouvir dizer que não havia condições para trabalhar e pensaram que estávamos a arranjar desculpas para um possível fracasso”.

Em relação ao comunicado o técnico diz que não lhe parece desajustado. “Só não percebo porque fala do fracasso da época passada parece que estão a atribuir as culpas só para a equipa técnica. Uma vez que agora conseguimos o objectivo não havia necessidade de virem à carga falando da época anterior. Falam também no reforço da estrutura mas não houve reforço nenhum o que tivemos foi melhores jogadores”.

Carlos Ribeiro já tinha dito aos jogadores que muito provavelmente esta seria a sua última época porque tinha intenção de fazer uma pausa para descansar, mas nunca foi interrogado sobre isso.  

“Fui chamado a uma reunião com os responsáveis do clube que me disseram que era o fim de um ciclo e que o próximo treinador seria o Jorge Prazeres. Isto quer dizer que quando me sentei à mesa a decisão já estava tomada. Para a equipa técnica não foi grande novidade porque a pessoa em questão já tinha aparecido algumas vezes a ver treinos e a acompanhar os nossos jogos. Não temos nada contra ele mas parece-me não ter sido a atitude mais correcta”, referiu.


Felicidades ao Comércio

A finalizar a nossa conversa Carlos Ribeiro fez questão de “desejar felicidades ao Comércio Indústria porque também me desejaram a mim e porque dificilmente haverá pessoas que gostem mais do clube que eu porque sou sócio, adepto e fui atleta do clube há 40 anos. Só conheço uma pessoa que gosta mais do Comércio que eu, o senhor Jaime, que tem 88 anos”.

Sobre o futuro o treinador não se mostra preocupado porque não está dependente do futebol. “A ideia passa por descansar mas se aparecer algum convite aliciante será um caso a considerar”, rematou.

FUTEBOL DE PRAIA»» Taça de Portugal começa a 27 de Julho

No dia 18 de Agosto, já com os clubes da Divisão de Elite…

PARQUE URBANO DE ALBARQUEL, EM SETÚBAL, RECEBE A 3.ª ELIMINATÓRIA


Os clubes participantes no Campeonato de Elite, Campeonato de Portugal e alguns nos Campeonatos Distritais vão disputar a Taça de Portugal de Futebol de Praia que tem inico no dia 27 de Julho, com a realização da 1.ª eliminatória.

A competição é obrigatória para todos s clubes que disputam as provas nacionais podendo a FPF autorizar a participação de clubes das associações regionais para completar o lote de 30 equipas que entram na 1.ª eliminatória.

Os clubes serão agrupados em duas séries de acordo com a sua localização geográfica e a competição será disputada por eliminatórias, sendo excluídos os clubes vencidos em cada uma delas até se apurarem os quatro finalistas que disputam a final four.


A primeira eliminatória, que se realiza a 27 de Julho, na Praia de Buarcos, será disputada pelos clubes do Campeonato Nacional (26) mais os participantes dos campeonatos distritais.

A 2.ª eliminatória realiza-se a 3 de Agosto no Estádio Viveiro, na Nazaré e na 3.ª eliminatória a realizar no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, no dia 18 de Agosto, já entram os clubes da Divisão de Elite.

Os quartos-de-final disputam-se a 1 de Setembro, no Estádio Desportivo Praia, no Porto, e a final four no Estádio Viveiro, na Nazaré.

AMORA»» Eleição dos novos órgãos sociais

Com 98,30% do total de votos…
CARLOS HENRIQUES FOI REELEITO PRESIDENTE

Carlos Henriques foi reeleito presidente da direcção do Amora Futebol Clube no acto eleitoral que decorreu no dia 29 de Junho, na sala dos presidentes, no Estádio da Medideira.

A única lista submetida a sufrágio, que elegeu os órgãos socias do clube para o biénio de 2019/2021, foi eleita com 98,30% do total de votos. Ou seja, dos 176 associados que votaram, Carlos Henriques foi eleito com 173 votos, registando-se também dois votos em branco e um voto nulo.

Como vice-presidentes da direcção foram eleitos Ana Rita Ramos, Bruno Caires, Paulo Matos, Rui Belchior e Manuel Ramos. Ilda Pedreira (tesoureira), Bruno Vasconcelos, Ricardo Meneses, Nuno Alves, Nelson Patriarca, Sara Oliveira, José Pais, Caetano Vieira, António Caló, João Caló, Álvaro Pacheco e Hugo Cruz (directores).




Entre outras coisas, nos próximos dois anos, a direcção do clube propõe-se acompanhar o processo de construção do Estádio Municipal da Medideira, Complexo Desportivo Municipal do Serrado e do novo Centro de Treinos em parceria com a CMS e SAD, requalificação dos estatutos, fortalecimento da solidificação financeira e desportiva do clube e apresentação do livro 100 anos de história, dedicação, futuro. 
Para a Assembleia Geral os associados do clube elegeram Paulo Silva (presidente), Fernando Rocha (vice-presidente), Luís Branco e Paulo Cavaco (secretários).
E, para o Conselho Fiscal, Conceição Lousada (presidente), Dinis Pinto (vice-presidente), Carlos Frutuoso e Jorge Cândido (secretários).

sábado, 29 de junho de 2019

SANTA MARTA DO PINHAL

Com a execução das fundações…
OBRAS DO COMPLEXO DESPORTIVO JÁ TIVERAM INÍCIO

Já tiveram início os trabalhos de construção do Complexo Desportivo de Santa Marta do Pinhal, com a execução das fundações.

Este equipamento inclui a construção de um pavilhão polivalente, bar com esplanada e um edifício-sede com dois pisos e irá dar resposta à crescente actividade do Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal.

Trata-se de uma obra do clube com investimento da Câmara Municipal do Seixal no valor de 1 384 665 euros.

COSTA DE CAPARICA»» A equipa que melhor futebol praticou

Treinador Nuno Ferreira faz balanço da época…

“A EQUIPA TEVE UM DESEMPENHO FANTÁSTICO, NÃO PODERIA ESTAR MAIS ORGULHOSO”

Os Pescadores da Caparica garantiram a promoção à 1.ª divisão Distrital apenas na última jornada. Fica a ideia de não ter sido nada fácil a subida de divisão?​
Fui referindo ao longo das semanas que a competitividade existente neste campeonato era por demais evidente. Conseguimos a subida de divisão na última jornada e disputámo-la até ao último minuto de jogo. O trabalho feito por Pescadores, Alcacerense, Seixal​ e Almada é de louvar e acredito que a todos deixe orgulhosos. Como já tive oportunidade de referir, sorriu para nós. Mas subisse quem subisse seria justo, se é que esse conceito existe.


Alguma vez sentiu que o objectivo estava a fugir?
Sem dúvida que sim! Seria hipócrita se dissesse o contrário! À 8ª jornada "batemos no fundo". À entrada da segunda volta chegámos pela primeira (e única) ao primeiro lugar depois de uma fantástica vitória sobre o justo campeão, Comércio e Indústria. Fomos perder a Alcácer (um resultado "natural" devido à competência de ambas as equipas) e quando na jornada seguinte procurámos a vitória em casa sobre o Santo André, perdemos e caímos no 4º lugar. Aí questionamos muita coisa e pusemos mãos à obra! Se queríamos subir tínhamos que regressar ao nosso melhor. Foi o que aconteceu. Fomos ganhar ao Seixal e ganhámos em casa ao Almada! Voltamos a ser aquilo que havíamos sido ao longo da época e terminamos onde queríamos.

Que opinião tem sobre a forma como foi disputado o campeonato e em especial a fase final?
Acredito que a questão das duas fases é fundamental para a realização desta competição. Obrigar clubes desta dimensão a fazerem viagens semana sim semana não com a duração de três horas faz pouco sentido. Concordo totalmente com esta gestão. Em relação à fase final, naturalmente ninguém ficou feliz com o que aconteceu e acredito que ninguém ficou mais insatisfeito do que os próprios responsáveis da AFS. Fica a aprendizagem para todos. Os problemas existem e acontecem, há que ser mais lestos na resolução dos mesmos. Foi difícil trabalhar mês e meio sem saber o que planear nem quando iriamos competir.


Qual a análise global que faz ao desempenho da equipa ao longo da época, que foi mais longa que o habitual?
Foi um desempenho fantástico. Não poderia estar mais orgulhoso. Esta foi uma equipa criada literalmente do zero há duas épocas e que manteve o melhor que tinha acontecido em 2017/2018, tornando um conjunto de homens num grupo magnífico. Essa foi a essência para atingirmos o sucesso no final. Tivemos qualidade e acredito que deixámos satisfeitos quem perdeu tempo a ver os nossos jogos. Acredito que fomos a equipa que jogou melhor futebol neste campeonato, com o máximo respeito por todos os outros, mas é uma convicção que mantenho.

O Campo dos Pescadores registou uma grande enchente no último jogo com o Almada. Isso quer dizer que os adeptos estavam com a equipa, foi isso que sentiu ao longo da temporada?​
Os adeptos são quem leva os clubes para a frente. É assim em todo o lado e em particular no nosso clube! O presidente é adepto do clube, os directores são adeptos do clube, o treinador é adepto do clube e muitos dos jogadores são adeptos do clube! Aquilo a que assistimos no dia 20 foi deslumbrante, magnifico e deixou-nos bastante orgulhosos. Infelizmente não é possível quantificar, mas acredita-se que estiveram perto de 2000 pessoas no nosso campo entre bilheteira, convites e atletas da formação com entrada gratuita. Não tenho dúvidas de que se chegámos onde chegámos foi porque fomos claramente levados ao colo pela nossa terra.


O seu futuro como treinador passa pela continuidade na Costa de Caparica. Já começou a trabalhar com vista à nova época?
O objectivo a nível individual era de dar continuidade ao projecto que nos foi apresentado há dois anos. Conseguimos atingir os objectivos da época passada e neste momento já trabalhamos no sentido de ter as melhores condições para o próximo ano. Partimos atrasados em relação os nossos adversários que estão sem competir há sensivelmente um mês mas temos a certeza que mantendo a génese deste grupo vamos conseguir coisas muito bonitas no próximo ano.

Há algo mais que queira acrescentar ao que foi dito?
Penso que ao longo do ano fomos tendo a oportunidade de falar sobre inúmeros temas. Fomos fazendo o balanço da época e isso foi bastante positivo. Agradeço imenso todo o apoio que é dado pelo José Pina ao longo da época. Para quem vive o futebol distrital como nós é gratificante ver que há quem trabalhe assim. Muito obrigado.

TÉNIS»» Seixal Ladies Open

Torneio Internacional é organizado pelo Brasileiro-Rouxinol…

GRANDES NOMES DO TÉNIS MUNDIAL LUTAM PELA CONQUISTA DE 25 000 DÓLARES

O Clube Recreativo e Desportivo Brasileiro-Rouxinol vai realizar-se, nos seus courts de ténis, localizados na Freguesia de Corroios, entre os dias 1 e 7 de Julho, a segunda edição do Seixal Ladies Open.

Este torneio, que faz parte do Circuito World Tennis Tour do Internacional Tennis Federation, dotado de um prize money de 25 000 dólares, é um dos melhores do país e conta com a participação de grandes nomes do ténis mundial, como Marie Bouzkova, número 118 do Women's Tennis Association (WTA) e Julia Glushko, com o número 146 no WTA.


De Portugal participam, entre outras, Inês Murta, número 1 do ranking  nacional e Francisca Jorge que ocupa a terceira posição. O torneio conta a participação de cerca de 300 atletas.

SAMOUQUENSE»» Plantel conta já com 18 jogadores

Arsénio Franco (ex-Banheirense) vai ser o treinador…

RICARDINHO, PESTINHA E ANDRÉ MARINHEIRO SÃO REFORÇOS JÁ ASSEGURADOS

O Samouquense, que nos próximos dias vai apresentar oficialmente a nova equipa técnica, já garantiu a continuidade de praticamente todo o plantel da época passada e assegurou três reforços. Mas, segundo consta há outros que estão a caminho. 



A Associação Desportiva Samouquense, que regressou ao futebol sénior a nível oficial na época de 2018/2019, já está a preparar a próxima temporada sob o comando de uma nova equipa técnica que deverá ser apresentada oficialmente muito em breve.

Neste sentido, o clube que pertence ao concelho de Alcochete, já assegurou a continuidade de alguns jogadores que faziam parte do plantel da época passada e também já assegurou o reforço da equipa com a contratação de três novos jogadores.

Da época transacta renovaram pelo clube 15 jogadores: Paulo Neto, Miguel Santos, João Lagoa, Bruno Matos, Tiago Gameiro, Diogo Guedes, João Moura, João Guerreiro, Vítor Gonçalves, Pedro Rodriguez, João Costa, José Gouveia, João Castiço, João Angélico e Ricardo Cardoso.


As novidades são Ricardinho e Pestinha, ex-jogadores do Alcochetense, que na época passada estiveram parados e André Marinheiro que representou o Banheirense.

Ricardinho é avançado, tem 34 anos, actua na posição de extremo e fez praticamente toda a sua carreira no Alcochetense embora tenha jogado também duas épocas no Olímpico do Montijo e uma época no Coruchense. Retirado da competição regressa esta época ao serviço da equipa do Samouco que tem um projecto bem delineado a pensar numa eventual subida de divisão.

Pestinha tem 28 anos, é médio e está de regresso ao clube onde começou a jogar na época de 1999/2000, depois passou pelo Sporting (sub-13), Alcochetense, Olímpico do Montijo, Coruchense e Real Clube de Portugal. Na época passada não praticou futebol a nível oficial mas nas duas anteriores jogou no Alcochetense.

André Marinheiro joga no meio campo, tem 22 anos e na época passada representou o Banheirense. Começou a jogar no Pinhalnovense, passou pelo Olímpico do Montijo, Sporting, Sacavenense, Oeiras, Atlético Povoense e Alcochetense.

 

Eis a composição do plantel até ao momento:

GUARDA-REDES: Tiago Gameiro e João Costa

DEFESAS: Vítor Gonçalves, João Guerreiro, Diogo Guedes, José Gouveia, Bruno Matos

MÉDIOS: João Castiço, André Marinheiro, João Moura, Pedro Rodriguez, Miguel Santos, João Angélico e Pestinha

AVANÇADOS: João Lagoa, Ricardinho, Paulo Neto e Ricardo Cardoso.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

COSTA DE CAPARICA»» Tiago Machado e a subida de divisão

Teve acção preponderante no jogo decisivo…

“FOI UM GOLO QUE QUALQUER JOGADOR GOSTARIA DE TER MARCADO”

Tiago Machado, avançado de 21 anos que fez toda a sua formação no Cova da Piedade e se encontra há duas épocas na Costa de Caparica, foi o jogador que marcou o golo da vitória dos Pescadores sobre o Almada no jogo decisivo que garantiu o regresso à 1.ª Divisão Distrital.

Numa breve entrevista que concedeu ao nosso jornal o jogador explicou o sentimento que teve por ter marcado aquele golo, falou sobre aquilo que foi a época desportiva de 2018/2019 e da sua ambição na qualidade de atleta.   

Que significado teve para ti o golo que marcaste na vitória sobre o Almada que garantiu a subida de divisão?
Foi um golo que qualquer jogador gostaria de ter marcado. Fiquei muito feliz por ter tido essa oportunidade mas acima de tudo foi a importância do mesmo que valeu a subida e deu ainda mais significado ao trabalho e ao esforço de um grupo/direcção ao longo do ano.




Em termos pessoais, como correu a época?
A nível pessoal foi uma época bastante positiva, sendo atacante, e como se diz na gíria, “vivemos de golos”, não foi um ano recheado deles, mas fiz golos bastante importantes ajudando a equipa a cumprir o principal objectivo a que nos propusemos, ajudar o Costa a chegar um pouco mais perto do patamar onde merece estar.

Alguma vez, vocês jogadores, sentiram que o objectivo estava perdido, ou acreditaram sempre que estava ao vosso alcance?
Houve um único momento na época onde sentimos não estar totalmente perdido, mas muito mais difícil. Foi após o apito final do jogo em casa com o Santo André. Foi a nossa única derrota em casa, e numa altura bastante decisiva do nosso campeonato. Quero aproveitar e deixar também uma palavra a todo o grupo, penso que se não fosse a nossa união e a “família” que criámos desde o primeiro dia que pisámos aquele balneário, jamais teríamos dado a volta a uma fase menos boa que atravessámos.


Até onde pretendes chegar como jogador?
No meu intender as aspirações de um futebolista têm de ser ilimitadas. Portanto, no que depender de mim, irei fazer tudo o que estiver ao meu alcance, para chegar o mais longe possível neste meio, naturalmente a uma liga profissional. Logicamente não é fácil, mas se conseguirmos conciliar o trabalho com o talento, estamos mais perto do sucesso.

Queres acrescentar algo mais ao que foi dito?
Queria agradecer (em nome de todo o grupo), a toda a massa associativa que nos acompanhou ao longo de todo o ano, foram incansáveis. Uma palavra de gratidão também à direcção que nos proporcionou todos as condições para chegarmos mais facilmente à tão desejada subida de divisão. 


quinta-feira, 27 de junho de 2019

CANOAGEM»» Atleta da Naval Amorense na selecção nacional

   
Na República Checa, entre os dias 11 e 14 de Julho…

MAFALDA GERMANO NO CAMPEONATO DA EUROPA DE VELOCIDADE

A canoísta Mafalda Germano, da Associação Naval Amorense, vai representar Portugal nos Campeonatos da Europa de Velocidade, para Juniores e Sub-23, que se vão disputar em Racice, na República Checa, entre os dias 11 e 14 de Julho

A atleta convocada pela Federação Portuguesa de Canoagem para integrar a selecção nacional irá competir na prova de K4 500m, sendo esta uma das provas mais competitivas do evento, uma vez que se trata também de uma distância olímpica.

O desporto do concelho do Seixal, e a canoagem em particular, continuam assim representados nos grandes palcos desportivos internacionais, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos.

JUVENIS»» Benfica 1 FC Porto 0


Águias deixam dragões a dez pontos de distância…
BENFICA CONFIRMA ESTATUTO DE BICAMPEÃO
O Benfica confirmou o estatuto de bicampeão nacional de juvenis, ao derrotar o FC Porto por uma bola a zero em jogo realizado no Seixal a contar para a 10.ª e última jornada da competição.
Henrique Araújo, aos 29 minutos, marcou o golo que deu a vitória à equipa orientada por Luís Araújo selou o seu nono triunfo em dez jogos realizados e terminou a fase final sem derrotas, com o ataque mais concretizador e a defesa menos batida do campeonato.
As duas equipas entraram em campo sabendo que as suas posições se iriam manter independentemente daquilo que viesse a acontecer em termos de resultado mas por outro lado havia o aliciante de se tratar de um clássico, onde ninguém gosta de perder.
O jogo começou com o Benfica a dar mostras de querer assumir o comando das operações e de facto o primeiro quarto de hora foi jogado quase sempre no meio campo defensivo do dragão. Contudo, apesar do domínio exercido as águias pouco incomodaram a baliza à guarda de Ivan Cardoso que só por uma vez foi ameaçada num livre cobrado por Filipe Cruz (11’), que saiu ao lado.
O FC Porto aos poucos começou a libertar-se e passou a entrar com mais frequência no meio campo benfiquista mas também não criava grande perigo.
Sempre com um pendor mais ofensivo as águias acabaram por chegar ao golo aos 29 minutos num lance muito bem trabalhado por Jeremy Sarmiento que, depois de vencer a oposição de vários adversários, colocou na zona do segundo poste onde apareceu Henrique Araújo a encostar.
A segunda parte decorreu mais equilibrada e continuou a ser muito disputada mas voltou a ser parca em situações de golo havendo a registar apenas uma situação (53’) em que o FC Porto poderia ter chegado ao empate numa saída extemporânea de Pedro Souza que não foi aproveitada por Nuno Ferrás e uma outra em que o Benfica poderia ter aumentado a vantagem num remate cruzado de Henrique Araújo (66’).
TREINADORES:
Luís Araújo (Benfica): “Defrontaram-se as duas melhores equipas do campeonato. O jogo foi equilibrado e houve dificuldade em qualquer das equipas se superiorizar mas o facto de na primeira parte termos criado mais situações de finalização justifica a vitória”.

O FC Porto não prestou declarações à comunicação social
   
Jogo no Caixa Futebol Campus, no Seixal
ARBITRO: Marcos Brazão (Algarve), auxiliado por Rui Miguel e Pedro Viegas

BENFICA: Pedro Souza; Filipe Cruz, Tomás Araújo, Adrian Bajrami, Renato Matos; Rafael Brito, Diogo Nascimento, Martim Neto (Pedro Silva, 68’); Jeremy Sarmiento, Gerson Sousa (Henrique Pereira, 64’) e Henrique Araújo (Diogo Cardoso 72’).   
Treinador: Luís Araújo
PORTO: Ivan Cardoso; Rodrigo Pinheiro, Ruben Cardoso, David Vinhas, Rui Ferreira; Tiago Antunes, Francisco Ribeiro (Hugo Oliveira, 72’), Diogo Abreu; Mauro Ribeiro (Ruben Ferreira, 61’), João Pinto (Pedro Vieira, 57’) e Nuno Ferrás.
Treinador: Manuel Tulipa
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: 1-0, Henrique Araújo (29’). 
Disciplina: cartão amarelo a Diogo Nascimento (17’), Tiago Antunes (57’), Diogo Abreu (68’),  

COMÉRCIO INDÚSTRIA»» Carlos Ribeiro não continua

Treinador campeão está de saída…

CLUBE ANUNCIA EM COMUNICADO DECISÃO DE NÃO RENOVAR COM O TÉCNICO

Em comunicado oficial, o União Futebol Comércio e Indústria “vem por este meio informar da decisão de não renovação do vínculo com o técnico Carlos Ribeiro, na época desportiva 2019-20”.

Manifesta o clube “reconhecimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo treinador durante as duas temporadas transactas que culminou com a subida de divisão e a conquista do título de campeão da II Divisão Distrital das provas da Associação de Futebol de Setúbal”.

O clube sadino adianta que “no final de 2017-18 apesar de não ter sido atingido o objectivo proposto de ascensão ao escalão superior foi reiterada a confiança na equipa por si liderada completando-se agora uma etapa e um ciclo de relacionamento onde imperou o respeito recíproco e o apoio continuado”.

“Ao mister e aos seus colaboradores desejamos formalmente votos de sucessos e oportunidades cientes da partilha de consideração pelo engrandecimento da modalidade e do clube pelo qual sempre demonstrou estima e dedicação”.