A ideia é inovadora
e extravagante, mas não é pioneira…
NO SANTIAGO BERNABÉU VAI SER POSSÍVEL VER O REAL MADRID ATÉ NA CASA DE
BANHO
Cada um custa 3.000 euros e, para eles, apenas a publicidade é emitida. Estudos da empresa que o criou afirmam que garantem 30 segundos de atenção total.
O Real Madrid vai renovar o seu estádio e a empreitada inclui... os
urinóis.
O emblema merengue não quer que os seus adeptos percam um segundo de jogo e
por isso vão instalar ecrãs na parte superior dos urinóis.
A ideia é inovadora e extravagante, mas não é pioneira em Espanha porque já
existem no Estádio do Leganés.
Não é brincadeira. É mais uma revolução publicitária
Eles foram idealizados por uma empresa suíça dedicada à montagem deste tipo de
mobiliário sanitário. A sua maior inovação técnica é que permite uma
economia de 100% na água consumida, mas tem um grande apelo no suporte das
telas, que, no caso da Leganés, foi o que convenceu o clube a instalá-lo.
Por trás
de cada uma dessas invenções ecológicas esconde-se
uma cuidadosa estratégia de marketing. Seus criadores
caíram um dia na conta que, enquanto um homem mica, ele fica muito tempo em
frente ao mictório sem fazer nada além de suas necessidades.
Meio
minuto de total atenção
A empresa suíça
estudou o assunto e chegou à conclusão de que um homem está em média cerca de 30 segundos lá, de pé . Assistindo
o nada. Um tempo inestimável em termos de publicidade que redobra sua
importância se conseguir atrair a atenção do consumidor em potencial. Poucos
são os suportes que garantem quase 100% da atenção durante esse meio minuto. Enquanto
fazem xixi não há muitas distracções.
Fonte
de renda
Além de ser um
elemento ornamental marcante, são também uma nova fonte de renda para o clube
que os coloca. A Swiss Invent oferece várias fórmulas para sua aquisição.
Mecanismos que vão
desde a compra definitiva e a transferência total da publicidade para sua
emissão, até acordos em conjunto pela empresa que assume parte do custo de
instalação em troca de uma percentagem dos anúncios emitidos.
Sucesso
na Itália e interesse do Bétis
Os primeiros
urinóis-televisão foram instalados no final da última temporada após a
intermediação de um fã de Leganés. Para o último jogo do campeonato, em 19
de Maio, contra o Bétis, alguns testes foram feitos e o seu sucesso foi
retumbante. Tanto que, ao vê-los, directores do Bétis pediram seus homónimos
informação sobre a invenção porque também estavam interessados em copiá-los
para o seu estádio.
A Espanha
não é, no entanto, pioneira nesta iniciativa. Na Itália já existem alguns
recintos esportivos que possuem estes mictórios que se tornaram tema de
conversação antes, durante e depois dos jogos.