Em Portugal, foram mais de 22 horas de
emissão televisiva dedicadas à “bicicleta” de CR7
MAIS DE 23 MIL NOTÍCIAS EM TRÊS DIAS
O fantástico pontapé de “bicicleta”
de Cristiano Ronaldo ainda
roda na cabeça de muitos adeptos de futebol e correu o mundo a uma velocidade
vertiginosa: segundo um estudo da Cision,
em apenas três dias, foram publicados, em meios online de todo o planeta
(excluindo Portugal), 23.160
artigos mencionando o nome do “capitão” da selecção nacional. A
grande maioria dava natural destaque à obra de arte com que CR7 bateu Buffon e ajudou o Real Madrid a bater a Juventus, em Turim, no jogo da
primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Espanha foi o país onde
o feito do jogador português teve maior eco. Entre terça-feira – dia em que foi
marcado aquele que é, para muitos, um dos melhores golos da história do futebol
– e quinta-feira, as publicações do país vizinho difundiram 2.487 artigos com referência a
Cristiano Ronaldo. Em Itália,
onde até os adeptos da Juventus aplaudiram o talento do avançado “merengue”,
também os órgãos de comunicação social se renderam ao madeirense, com 2.343 notícias publicadas.
Outro dado da Cision que revela que este golo
foi, de facto, um fenómeno mundial chega dos Estados Unidos, onde o futebol está longe de ser o desporto mais
mediático. Foram 2.391 as menções a CR7 nos meios online
norte-americanos nos últimos três dias. Na Argentina, país natal do arqui-rival Messi, os meios foram mais comedidos: 327 artigos.
Para se ter uma ideia de como a
“bicicleta” de Turim fez disparar as referências a Cristiano Ronaldo, basta fazer uma comparação com a última vez que
o craque português apontou dois golos na Champions. Foi no dia 14 de Fevereiro, em Madrid, contra o Paris Saint Germain. No mesmo período
de três dias, foram, então, publicadas 14.698 notícias com o nome do melhor marcador da história da selecção
nacional, 8.462 menos do que no período agora em análise.
Em Portugal, os meios online monitorizados pela Cision dedicaram 1.053 artigos ao golo de Cristiano Ronaldo. Se a isto juntarmos
as 150 publicadas nos órgãos
impressos, 306 na televisão e 31 na rádio, obtemos um total de 1.540 referências em três dias. O
que realmente impressiona no nosso país é o tempo de antena que os canais televisivos
atribuíram a este assunto, mais de 22
horas e meia entre terça e quinta-feira. A diferença em relação ao
período que se seguiu ao jogo com o PSG é clara: de 14 a 16 de Fevereiro foram
“apenas” uma hora e 25 minutos de exposição nas televisões e um total de 416 notícias.
O objecto de análise deste estudo
realizado pela Cision –
empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e
análise de media – foram todas as notícias com referência a Cristiano Ronaldo veiculadas nos
mais de dois mil meios de televisão, rádio, imprensa e online que compõem o
espaço editorial português e em mais de 120 mil meios de informação online de
190 países monitorizados regularmente pela Cision, pesquisados entre os dias 3 e 5 de Abril de 2018 e 14 e 16 de Fevereiro de 2018.
Números:
23.160 notícias online
em todo o mundo (excluindo Portugal)
1.540 notícias em
Portugal
150 em imprensa
306 na televisão
31 na rádio
1.053 na internet
22 horas e 38
minutos de emissão televisiva em Portugal