Pages

quarta-feira, 27 de maio de 2015

MONTIJO»» I Seminário de Futebol foi um êxito

Futebol português e formação de treinadores em debate…

Manuel Fernandes, Dauto Faquirá e Arnaldo Cunha foram alguns dos intervenientes



Uma jornada intensa de debate e reflexão sobre o desporto rei teve lugar no passado dia 22 de Maio, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida. Uma centena de pessoas ligadas à modalidade não perderam o I Seminário de Futebol, organizado pela Câmara Municipal do Montijo e pela Academia de Talentos do Tejo, que contou com nomes sonantes do futebol português como Manuel Fernandes, Dauto Faquirá e Arnaldo Cunha.

A sessão de abertura esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta; presidente da Academia Talentos do Tejo, Joaquim Assunção; e do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso.

O presidente Nuno Canta afirmou a sua convicção que “ao seguirmos a ideia de mente sã em corpo são queremos construir uma cidade saudável onde o desporto é condição para o progresso e para o desenvolvimento das pessoas”. Para o autarca, o I Seminário de Futebol teve como mérito evocar “a própria identidade do Montijo que, tal como o futebol, é popular e cosmopolita, tolerante e universalista e plural e solidária”.

O discurso do vice-presidente da FPF, Rui Manhoso, teve como ponto de destaque a exaltação da qualidade dos técnicos de futebol portugueses: “quando se tem a quantidade de técnicos que temos, neste momento, que servem tão bem o futebol, tanto em Portugal como no estrangeiro, o futebol português está de parabéns”. Rui Manhoso salientou, igualmente, a importância de iniciativas como o I Seminário de Futebol na formação dos técnicos e no relançamento da região de Setúbal “como viveiro do futebol português”.

O presidente da Academia Talentos do Tejo, Joaquim Assunção, expressou o seu desejo que o I Seminário de Futebol tivesse como principal mérito contribuir para o debate e reflexão sobre questões relacionadas com a modalidade.

Durante todo o dia, no palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, o futebol português sob a perspectiva do treinador e o passado, o presente e o futuro da formação de treinadores, foram os grandes temas abordados por um vasto conjunto de especialistas.