Direcção investe na sede e na formação
ASSEMBLEIA-GERAL APROVOU RELATÓRIO E CONTAS
A Direcção da AF Setúbal apresentou resultados excepcionais e os clubes aclamaram por unanimidade. Os clubes formadores vão beneficiar dos ganhos obtidos. O presidente Joaquim Sousa Marques revelou que a AF Setúbal vai ser pioneira no lançamento de um novo cartão disciplinar para o futebol de 7.
A Assembleia-Geral Ordinária da Associação de Futebol de Setúbal, que teve na ordem de trabalhos a Análise, Discussão e Votação do Relatório e Contas da Gerência 2013/14 e Parecer do Conselho de Contas, e um segundo ponto reservado à discussão de Assuntos Diversos, realizada esta segunda-feira, à noite, na sede da instituição, reuniu uma dezena de filiados.
Os representantes de Charneca de Caparica, Sesimbra, Alfarim, Palmelense, Pinhalnovense, “Os Amarelos”, Olímpico do Montijo, Luso, Sonho XXI e o Núcleo de Árbitros do Barreiro, garantiram uma presença importante na reunião magna e aprovaram por unanimidade e aclamação as boas contas da instituição que no exercício referente à época anterior espelharam resultados excepcionais.
Depois de aprovada a acta da AG do Relatório e Contas 2012/13, a sessão, presidida pelo líder da Mesa da Assembleia-Geral, Francisco Cardoso, começou com a intervenção do presidente da Direcção Sousa Marques. O dirigente destacou diversas actividades que contaram com a intervenção directa da instituição ao longo do período de Junho de 2013 a Julho de 2014, nomeadamente o regresso dos cursos de treinadores, a co-organização do prestigiado torneio nacional inter-associações “Lopes da Silva”, o crescimento do número de atletas filiados, que se aproximam dos 10 mil, e aposta, cada vez mais, acertada com a realização dos encontros informais do futebol de base nos escalões de traquinas e petizes.
O dirigente não esqueceu outras parcerias de promoção à actividade desportiva e à formação, casos da colaboração com a Equipa do Desporto Escolar da Península de Setúbal, no âmbito da formação de árbitros para torneios de futsal, entidade que reconheceu a AF Setúbal como Parceiro do Ano.
Foi um vasto leque de actividades desenvolvidas para muitas das quais a nossa instituição não deixou de contar com o fundamental apoio das autarquias locais da nossa região.
A este recordar de acontecimentos significativos, Sousa Marques libertou a explicação da situação económica e financeira apurada para a intervenção do vice-presidente Financeiro, José Araújo.
AS CONTAS EXCEPCIONAIS
O dirigente associativo, responsável pela área financeira, não hesitou em começar a sua apresentação ao reconhecer que as contas reflectiram “resultados excepcionais”.
“O resultado apurado para a época 2013/14, positivo em 204 mil euros, resulta de eventos excepcionais que não sendo repetitivos permitiram um resultado francamente positivo. Para além dos acontecimentos excepcionais como a organização do torneio Lopes da Silva e a retoma da organização dos cursos, é também efeito da contenção de uma política de contenção de gastos operacionais”. Abordou no plano da situação económica.
No que respeita à vertente financeira, José Araújo, destacou um aumento do activo em cerca de 267 mil euros justificado, sobretudo pelos aumentos das disponibilidades de tesouraria, resultado dos acontecimentos excepcionais referidos e ainda um aumento das dívidas dos clubes que só a liquidez existente permitiu acomodar”.
DIRECÇÃO INVESTE NA SEDE E NA FORMAÇÃO
Todavia, nos factos mais relevantes demonstrados, e em função dos resultados, destacam-se a aprovação da Direcção em liquidar a totalidade da locação financeira relativa às fracções do imóvel da sede social qua ainda estavam por liquidar o que permite poupanças financeiras substanciais e que garantirá a autonomia total do prédio da propriedade da Associação.
Com base nos proveitos obtidos, a Direcção viu aprovadas duas medidas de particular importância, através das quais será aplicado o montante apurado.
Se por um lado, são 90 mil euros destinados ao reforço do Fundo Social e assim acomodar a locação financeira, os responsáveis da instituição vão canalizar 60 mil euros para serem atribuídos em benefício dos clubes formadores na época em curso (2014/15). Uma importante medida com vista a compensar os clubes que mais contribuem para o desenvolvimento do futebol, cujos métodos e critérios de aplicação serão decididos a breve prazo pela Direcção.
Depois de lido o Parecer do Conselho de Contas, pelo presidente do órgão, António Monteiro, os representantes dos clubes não hesitaram em aprovar as boas contas associativas por unanimidade e aclamação. Atitude elogiada pelo líder da Mesa da AG, ainda debaixo dos aplausos manifestados pelos dirigentes dos emblemas filiados.
CLUBES LEVANTARAM QUESTÕES IMPORTANTES
No tempo reservado à discussão dos Assuntos Diversos, os clubes não deixaram de intervir com questões dirigidas à Direcção. Temas ligados ao policiamento nos recintos desportivos, seguros desportivos e alterações em algumas competições foram levantados e devidamente respondidos pelo presidente Sousa Marques, que reconheceu a importância das questões focadas.
CARTÃO FAIR-PLAY VAI ESTREAR-SE NA AF SETÚBAL
Entretanto, já na recta final da sessão, o presidente da Direcção anunciou que a instituição vai introduzir um terceiro cartão disciplinar ainda esta época. “Será uma experiência a nível nacional, a dinamizar durante as fases finais do Futebol 7 da temporada em curso. Os árbitros além dos tradicionais cartões amarelo e vermelho vão juntar um outro denominado fair-play”.
O novo cartão fair-play, que surge numa parceria com o Plano Nacional da Ética no Desporto, com a colaboração da APAF e CAJAP, visa incentivar o bom comportamento dos atletas desde os escalões mais jovens. “Ao contrário da aplicação dos outros cartões, o fair-play será uma decisão pela positiva”. Os regulamentos finais desta novidade estão a ser ultimados, mas é certo que vai haver a atribuição de troféus para as equipas que somem mais cartões fair-play.
No remate final, Sousa Marques congratulou-se com a participação importante dos clubes e com forma elevada com que decorreram os trabalhos e disse que o futebol da região saiu mais fortalecido. Elogios reiterados pelo líder da AG, que viu a Mesa ser reconhecida com um voto de confiança.
Recorde-se que AF Setúbal é a maior associação desportiva da região. Conta com 113 clubes e três núcleos de árbitros filiados. Na última época inscreveu mais de nove mil atletas, nas modalidades de futebol, futsal e futebol de praia.
Fonte: Notícias AFS
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Home
AF Setúbal
Assembleia Geral
Relatório e Contas
Sousa Marques
AF SETÚBAL»» Época de 2013/14 termina com saldo positivo de 204 mil euros
AF SETÚBAL»» Época de 2013/14 termina com saldo positivo de 204 mil euros
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Post Bottom Ad
Responsive Ads Here
Author Details
Templatesyard is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design. The main mission of templatesyard is to provide the best quality blogger templates which are professionally designed and perfectlly seo optimized to deliver best result for your blog.
Sem comentários:
Enviar um comentário