Vasco Gaspar (SFUAP) conquistou medalha de prata
Vasco Gaspar no momento da homenagem a José Freitas |
A organização aproveitou a ocasião para homenagear duas figuras das águas abertas do nosso país, uma do passado e outra do presente, sendo uma delas o nosso colaborador José Freitas (passado) e a outra o internacional Miguel Arroba (presente), pela sua participação em diversas competições internacionais de onde se destacam o Canal da Mancha e o Estreito de Gibraltar.
Recorda-se que José Freitas, nadador do Belenenses, em Julho de 1961, viu coroado de êxito o seu esforço titânico, a sua vontade inquestionável e o seu desejo de alcançar um lugar de relevo na natação portuguesa, percorrendo o percurso entre o Terreiro do Paço e Cascais em 5 horas e 8 minutos, melhorando em 20 minutos o tempo de Batista Pereira. Portanto, Cascais tem muito a ver com a carreira de José Freitas. Mais tarde superou o recorde da Travessia de Gibraltar que esteve na sua posse durante 40 anos. Esta homenagem muito sentida pelo próprio, pelo público, amigos e familiares foi presenciada também pela mulher, filhos, netos, noras e sobrinhos emigrantes nos Estados Unidos.
O texto de homenagem a José Freitas, que ainda está no activo apesar dos seus 82 anos de idade (embora se preveja para breve o fim da sua carreira como treinador], foi lido pelo seu nadador Vasco Gaspar.
A prova dividida em três competições, destinava-se aos escalões de infantis, juvenis, juniores, seniores e masters. A milha (1800 metros) foi bem disputada e ganha pelo nadador do Sporting, Pedro Pinotes em 19:35.76, superiorizando-se aos seus adversários mesmo em cima da meta. Vasco Gaspar (SFUAP) entrou em segundo lugar com 19:37.24 seguido de Mário Bonança (Sporting) com 19:37.48. O juvenil piedense Afonso Queiroga terminou no quarto lugar absoluto [sendo o primeiro do seu escalão] com 20:34.85 e Cláudio Pinheiro (SFUAP) foi quinto classificado com 20:40.44. Angélica André (Leixões) venceu o sector feminino com 21:14.71, tendo Carolina Guedes (Sporting) ficado em segundo e Marina Sequeira (SFUAP) em terceiro lugar.
Classificação de outros nadadores da região: Gonçalo Barros (Amorense), 12.º lugar absoluto; Diogo Pinheiro (SFUAP), 15.º; Diogo Silveira (Amorense) 18.º; Carolina Santos (Amorense) 20.º absoluto e 4.º lugar feminino; Sofia Silvestre (Amorense) 23.º.
Por equipas venceu o Sporting, ficando a SFUAP em segundo e o Algés em terceiro lugar.
Nos 400 metros a prova foi dominada pelos nadadores da Associação Naval Amorense com João Pedro Silva a sagrar-se vencedor. Rafael Aires terminou em segundo lugar, Edgar Santos em quinto e David Cristino em sexto lugar. Alexandra Frazão venceu no sector feminino.
Sem comentários:
Enviar um comentário