“A nível desportivo foi uma experiência muito positiva”
Gonçalo Salgueiro no final de um jogo... |
Apanhou o comboio já em andamento mas nem por isso deixou de mostrar a sua qualidade como jogador sendo praticamente sempre titular da equipa funções que acumulava com as de treinador de iniciados que obteve um brilhante segundo lugar no campeonato de Outono.
Com o campeonato a chegar ao fim (realiza-se hoje, sábado, a última jornada) o jogador tem já marcado, para a próxima segunda-feira, o regresso ao nosso país mas de momento não há ainda certeza quanto ao seu futuro. Mas, ninguém melhor que o próprio para contar como na verdade foi esta sua passagem por aquele país nórdico onde já começou a nevar.
Como decorreu esta experiência na Noruega?
Neve já chegou à Noruega... |
Quanto ao nível de vida, existem salários muito altos, mas também é tudo muito caro. A língua não é difícil de aprender, mas na Noruega existem três idiomas diferentes, todos eles com algumas semelhanças mas para quem quer aprender torna-se mais complicado porque os jornais vêm escritos noutro idioma e certas frases que são escritas de uma maneira, são faladas de outra.
Equipa do Bersoy IL, com Fábio Oliveira e Gonçalo... |
Chegaste já com campeonato em andamento. Como é que foste recebido pelos teus companheiros?
Fomos muito bem recebidos... Não só pelos colegas de equipa como por toda a gente na cidade. É uma cidade que vive futebol onde todos são fãs do Bersoy IL. Por isso, posso afirmar que dentro das diferenças culturais existentes fomos muito bem recebidos. Chegar a meio nunca é fácil e ainda por cima depois de dois meses de férias. Na semana em que chegámos tivemos logo jogo; ou seja, foi competir sem pré-epoca, mas os primeiros jogos correram-nos bem em termos individuais e isso ajudou a que as coisas se simplificassem. Conhecemos também por cá algumas pessoas com ligações ao nosso país e isso também ajudou nestes meses.
Em termos desportivos, valeu a pena? Quantos jogos fizeste? Eras habitualmente titular?
Sim, valeu muito a pena esta experiência a nível desportivo. No meu caso fiz 11 jogos em 12 possíveis (vou hoje, sábado, dia 19-10-2013 fazer o 12.º jogo). Estive apenas ausente um jogo porque estava suspenso por cartões amarelos (três dá direito a suspensão) e estive nessa semana em Portugal.
Entrada para um jogo...
|
E em termos pessoais?
Em termos pessoais foi uma boa experiência. Aprendi muitas lições de vida. Não posso dizer que tudo correu conforme planeava inicialmente mas, aprendi muito com esta experiência que vai ficar para sempre na minha memória.
O teu clube está em 4.º lugar, a 2 pontos do terceiro e a 6 do segundo mas o primeiro (campeão) tem mais 20 pontos. Como é o nível competitivo da 3.ª divisão na Noruega, melhor ou pior que o nosso?
Balneário do Havila Stadium
|
Equipa de Iniciados durante um treino
|
Já o conhecia de Portugal. Foi mais uma vez muito bom trabalhar com uma pessoa como o Hugo. É um treinador que, não só pela qualidade mas também pela vontade de vencer, devemos de ter em conta nos próximos anos. É pena o nosso país estar como está a nível económico e ter um futebol “viciado”. O Hugo Vicente tem qualidade para chegar muito longe como treinador. Aconselho as pessoas ligadas ao futebol a verificarem o trabalho dele, porque é algo de notável. Quem trabalha assim, tem de chegar ao topo.
O campeonato terminou. Estás a pensar em voltar à Noruega ou o teu futuro como jogador poderá passar de novo por Portugal?
Neste momento falta ainda o jogo contra o Alesund mas na próxima segunda-feira, tanto eu como o Fábio, regressamos a Portugal (o Hugo só volta em Dezembro). Nos próximos tempos haverá novidades quanto ao meu futuro que por agora é incerto.
Sem comentários:
Enviar um comentário