Maior evento nacional de
desporto popular está de voltaO Seixal, que foi recentemente distinguido pelo Comité Olímpico Internacional com o prémio “150 anos de Pierre Coupertain, Desporto como Escola de Vida”, vai ser durante quatro semanas a capital do desporto popular em Portugal.
Quer isto dizer que está de volta a Seixalíada, iniciativa pioneira e emblemática no nosso país que reúne milhares de atletas de todas as idades em torno do desporto, do bem-estar e da saúde.
A iniciativa, pioneira e emblemática no nosso país, que este ano comemora 30 anos de existência, foi apresentada na passada segunda-feira, dia 16 de Setembro, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.
Na mesa de honra da conferência de imprensa estiveram presentes: Alfredo Monteiro e Joaquim Santos, respectivamente presidente e vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal; Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, em representação dos patronos que se associaram ao evento em anos anteriores; António Santos, presidente da Junta de Freguesia do Seixal, em representação das seis juntas de freguesia do concelho; José Carlos Gomes, presidente da Associação das Colectividades do Concelho do Seixal e Rui Pinheiro, da Comissão Organizadora.
Joaquim Santos começou por manifestar a grande satisfação que é estar a comemorar os 30 anos da Seixalíada, realçando depois a importância da iniciativa que foi pioneira em Portugal. Falou também do prémio atribuído à CMS pelo Comité Olímpico Internacional e deixou uma palavra de agradecimento à Escola Secundária Dr. José Afonso que venceu o concurso de imagem gráfica da 30.ª edição da Seixalíada e em especial às autoras do projecto, as alunas Sandra Pereira e Sofia Rodrigues.
70 Modalidades movimentam 30 mil participantes
Rui Pinheiro salientou o facto da edição deste ano contar com cerca de 70 modalidades e movimentar 30 mil participantes. A Seixalíada já ultrapassou o âmbito regional e até mesmo nacional porque começam também a aderir atletas de outros países. Isto demonstra bem a dimensão da iniciativa.
José Carlos Gomes valorizou o trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelo movimento associativo e pelo poder local democrático que têm conseguido manter bem viva a chama do desporto popular ao mais alto nível.
António Santos fez um breve historial da Seixalíada e falou da sua evolução ao longo dos tempos realçando o trabalho desenvolvido por todos os que a ela têm estado associados
Vítor Pereira começou por dizer que se sentia em casa porque sendo um homem do desporto estava num concelho que vive o desporto de uma forma apaixonada e com grande união como diz o lema da edição deste ano e lembrou também a parceria estabelecida entre a CMS e a FPF que tem permitido desenvolver um centro de treino para os árbitros de futebol na Pista Carla Sacramento.
Alfredo Monteiro, por sua vez, disse que a Seixalíada é para todos um orgulho porque se trata de uma iniciativa pioneira que já leva 30 anos de existência. É também a festa do desporto popular, das pessoas e das famílias, porque permite a prática desportiva a todos, sem excepção. Tudo isto só é possível porque estamos unidos com muita paixão.
São muitas as opções
As actividades desportivas que este ano decorrem sob o lema "União e Paixão", têm início no próximo sábado dia 21 de Setembro na Pista Carla Sacramento local onde a partir das 21 horas se realiza a festa de abertura e terminam no dia 19 de Outubro, na Quinta da Marialva, em Corroios, com a festa de encerramento.
A iniciativa apresenta um calendário de actividades que vão realizar-se em colectividades, escolas e pavilhões escolares, equipamentos e espaços públicos de todas as freguesias do concelho.
Existem modalidades individuais e colectivas, desportos radicais e náuticos, artes marciais, jogos tradicionais e de mesa.
São muitas as opções do programa que contempla torneios, convívios, aulas abertas e demonstrações.
Meu nome é Maria.
ResponderEliminarFoi a primeira vez que assisti a um evento destes .e desde já quero dar os meus parabéns aos organizadores e a todas as pessoas envolventes pois foi de facto muito bonito desde inicio ao final mas para mim o final foi muito emocionante desde a musica ao içar da bandeira...até lagrimas me surgiram nos olhos ...o meu Seixal está de parabéns...
Maria Figueira.