Pages

terça-feira, 31 de julho de 2012

Corroios procura jovens talentos
para a sua equipa de Iniciados 

SORTEIO REALIZA-SE NA PRÓXIMA 5.ª FEIRA, DIA 2 DE AGOSTO, ÀS 15 HORAS NA SEDE DA FPF.

O Ginásio Clube de Corroios, que esta época vai participar no campeonato nacional de iniciados, está a promover treinos de captação para jovens nascidos em 1998 que queiram representar o clube naquela competição. Os treinos, que têm vindo a decorrer no Campo António Marques Pequeno desde a passada segunda-feira, decorrem até à próxima sexta-feira, dia 3 de Agosto. Desta forma, os interessados devem comparecer nas instalações desportivas do clube, às 10 horas ou às 18h 30m.

 A propósito, recorda-se que devido à reformulação dos quadros competitivos, o Campeonato Nacional de Iniciados esta época será disputado por sete séries, umas com 10 e outras com 11 clubes. Barreirense, Olímpico do Montijo e Ginásio de Corroios farão parte da série F e o V. Setúbal, da Série G, em que cada uma delas terá 10 clubes. A competição será disputada em três fases: a primeira por 72 clubes, sendo apurados para a segunda fase os dois primeiros de cada Série, um representante dos Açores, um da Madeira e os dois melhores terceiros classificados das séries do Continente, perfazendo um total de 18 clubes que serão divididos em três séries de seis clubes cada, para apurar o primeiro classificado e o melhor segundo de cada série, para a terceira fase.

 Fase de permanências e descidas: a segunda fase, de manutenção e descidas, será disputada pelos restantes 56 clubes que jogarão novamente entre si, a duas voltas, nas respectivas séries, transitando com 100% dos pontos conquistados na primeira fase. Descem aos distritais, os dois últimos classificados de cada uma das sete séries, mais os seis clubes pior classificados em sexto lugar em cada uma das séries.

O sorteio da competição realiza-se na próxima 5.ª feira, dia 2 de Agosto, às 15 horas na sede da FPF.


Amora ainda não tem treinador

NOTÍCIA PUBLICADA HOJE NO DIÁRIO DA REGIÃO

Falta já menos de um mês para o arranque da época e o Amora Futebol Clube ainda não tem treinador nem jogadores para a difícil tarefa que o aguarda no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão. António Duro, director desportivo do clube, reconhece que o tempo é escasso mas garante que nos próximos dias tudo ficará definido: “Estamos a iniciar contactos com os jogadores do plantel da época passada e a estudar as diversas equipas técnicas já identificadas. Queremos que o plantel seja equilibrado para os desafios que aí vêm. E, nesse sentido, procuraremos sensibilizar todos aqueles que na época anterior fizeram parte da estrutura do futebol, incluindo os juniores que transitam para seniores. A pouco e pouco, iremos desenvolver contactos. Pois, todos eles têm potencial para fazer parte do plantel nesta época de 2012/2013”. Com a primeira eliminatória da Taça de Portugal marcada para o dia 26 de Agosto e a primeira jornada do campeonato para o domingo seguinte, dia 2 de Setembro, o espaço de manobra começa a ser curto. “Temos consciência disso e é exactamente por essa razão que estamos a ter algum cuidado na preparação da equipa. Queremos formá-la no mais curto espaço de tempo possível e todos os contributos positivos são essenciais. Estamos conscientes das dificuldades mas não baixamos os braços. Dispensamos tudo aquilo que venha a prejudicar o grupo de trabalho. O que queremos é fundamentalmente dar ao concelho do Seixal e em particular aos amorenses a oportunidade de ter um seu representante nos campeonatos nacionais de futebol”, disse António Duro que espera ter resolvida a questão do treinador nos próximos dias.

 Cinco jogadores já abandonaram o clube

 Entretanto, enquanto não surgem novidades em relação à constituição da equipa técnica e jogadores que vão representar o clube na época de 2012/2013, continuam a surgir notícias de várias saídas. Depois da equipa técnica formada por Pedro Amora e David Pequeno e do massagista que com eles trabalhava e dos jogadores André Freire, Hugo Graça e Fábio Paulo terem abandonado o clube para ingressaram, todos, no Sesimbra; foi agora também tornada pública a saída de Lorete, para o Quinta do Conde e de Balela para o Eléctrico (Ponte Sor).
FUTEBOL DE PRAIA

 Paulo Graça e Madjer distinguidos

No final do XVII Mundialito de Futebol de Praia, que a Selecção Nacional venceu, este domingo, depois de derrotar a Espanha por 6-4, Portugal somou três prémios individuais. O prémio de melhor marcador e melhor jogador foram atribuídos a Madjer, enquanto que Paulo Graça, jogador do Arrentela, foi distinguido com o prémio de melhor guarda-redes da prova. Para além do excelente desempenho entre os postes a defender as redes lusas, o jogador do Arrentela esteve também em destaque na partida com a Alemanha ao marcar um dos golos da equipa de todos nós quando nos instantes iniciais do último período com um remate de baliza a baliza marcou o quarto golo da Selecção Nacional, num "chapéu" perfeito.

 Sábado para o Nacional
 Almada defronta V. Setúbal

 Entretanto, no próximo sábado, dia 4 de Agosto, prossegue o Campeonato Nacional. No Grupo 5, que se disputa na Praia do Ouro, em Sesimbra, o Almada defronta, às 18h 30m, o Vitória de Setúbal, em jogo a contar para a 3.ª jornada. A propósito, recorda-se que o Arrentela que folga nesta jornada, já tem assegurado o primeiro lugar no grupo e o consequente apuramento para a fase seguinte da competição.
Casa do Benfica de Alcochete
começa a trabalhar a 17 de Agosto

FUTSAL Campeonato Distrital de Juvenis

A Casa do Benfica de Alcochete já tem o seu plantel definido para a nova época desportiva. A equipa, que será dirigida por Gonçalo Santos "Meia", Pedro Varela "Bola", Leonel Nabais e Paulo Santos, começa a trabalhar no próximo dia 17 de Agosto e no plano de preparação está incluído um torneio quadrangular de futsal a realizar, em Alcochete, nos dias 8 e 9 de Setembro, com equipas a convidar. Os interessados em participar no referido torneio devem contactar o seguinte email: Goncalo-filipe@hotmail.com.


 Eis a constituição do plantel com a indicação do número das camisolas:


1 Diogo Ferreira (ex-Figueirinhas)
3 Ivo Ferreira (ex-Figueirinhas)
 4 Leonardo "Fininho" (CBA)
 5 Sérgio Oleiro (CBA)
 6 Daniel Terceiro (CBA)
 7 Júnior (CBA)
 8 Ricardo "Bife" (ex-Águias Unidas)
 9 Fábio "Witsel" (ex-SCM Seixal)
 10 Miguel "Ratão" (CBA)
 11 Igor (ex-Cariocas)
 12 Ruben (CBA)
 13 Ruben "Pini" (ex-Amora)
 14 Ruben "Cebola" (ex-Águias Unidas)
 15 Igor correia (ex-Figueirinhas)
 16 M. Ângelo (ex-Figueirinhas)
 17 Filipe (CBA)
 22 Cesar (ex-Pastilhas)

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Trafaria prepara nova época desportiva 

 Os trabalhos começam no dia 20 de Agosto, para juniores e iniciados, e no dia 27 para juvenis. O clube promove também, em simultâneo, treinos de captação para jovens que queiram mostrar as suas habilidades.

 
O Clube de Futebol Trafaria prepara-se para dar início a mais uma época desportiva. Porque ainda não estão reunidas as condições para o regresso do futebol sénior, as atenções estão concentradas nos escalões de formação, sobretudo nos juniores, juvenis e iniciados. Os juniores que subiram à 1.ª Divisão Distrital começam a trabalhar no dia 20 de Agosto, pelas 19h 30m, sob o comando técnico de Gonçalo Sousa que será o treinador principal e Luís Silva que desempenhará as funções de adjunto. Os juvenis, que se classificaram em 5.º lugar no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão, começam no mesmo dia, 15 minutos mais cedo sob orientação de Tiago Reis e os iniciados, que vão competir na 2.ª Divisão Distrital, regressam ao trabalho no dia 27 de Agosto, pelas 19h 30m, sendo a dupla técnica formada por André Sousa (treinador principal) e José Vitória (adjunto). Em simultâneo com os treinos normais, em todos os escalões, serão feitas também captações. O mesmo será dizer que o clube convida todos os interessados a comparecer nos dias acima referidos no Campo Pepita, a fim de mostrarem as suas habilidades para um possível compromisso.
FUTEBOL DE RUA

Selecção de Setúbal foi vice-campeã nacional

Os jogadores são todos do Seixal, quatro da Criar-T e quatro da Santa Casa da Misericórdia do Seixal. O responsável pela comitiva foi o presidente da Criar-T, Fernando Marques e a equipa dirigida em campo por Carlos Codinha.

A equipa representativa do distrito de Setúbal sagrou-se vice-campeã nacional de Futebol de Rua. A competição, que decorreu entre os dias 19 e 22 de Julho, em Beja, contou com a participação de 16 equipas de 13 distritos, além das regiões autonómicas dos Açores e Madeira e uma equipa composta pelos utentes da CAIS, de Lisboa. Entre as equipas presentes será de salientar uma de Tavira, em representação do Algarve, que foi obrigada a abandonar prematuramente a competição devido ao incêndio que devastou de forma trágica aquela região do país. Para chegar à final a equipa da nossa região derrotou na fase de grupos: Aveiro (12-6), Portalegre (19-3), (Beja (8-5), Bragança (9-3), Açores (7-6), Madeira (8-4); nas meias-finais, Lisboa (6-5). No jogo decisivo realizado debaixo de um calor tórrido, cerca de 38 graus, dirigido por Gustavo Sousa, presidente da APAF – Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, a equipa de Aveiro, bateu a equipa de Setúbal, por 8-7, numa partida muito disputada onde o resultado poderia pender para qualquer um dos lados. O terceiro e quarto lugar foram conquistados pelas equipas do Porto e Lisboa, respetivamente. Aurio "Puma", Fadu Baía, Gilmar Bruno, Fernando Silva, Bruno Filipe, Leo Soares, Carlos "Quaresma" e João Raimundo "Chefe" (que foi eleito um dos melhores guarda-redes do campeonato) são todos do Seixal. Quatro da Criar-T e os outros quatro da Santa Casa da Misericórdia do Seixal. O responsável pela comitiva foi o presidente da Criar-T, Fernando Marques e a equipa dirigida em campo por Carlos Codinha.

Depois do campeonato nacional, promovido pela Associação CAIS, será feita uma selecção dos melhores jogadores que irão representar Portugal no Mundial de Futebol de Rua que se realiza na cidade do México, entre 6 e 14 de Outubro. O Futebol de Rua é uma competição de âmbito regional, nacional e internacional que tem por principal objectivo o combate à fragilidade social, pobreza e exclusão. É direccionada a jovens em risco ou em situação de exclusão social, maiores de 16 anos, e visa promover, em cada um dos participantes, a auto-estima e o sentimento de pertença a um grupo, esbatendo as fronteiras sociais e dotando-os de um maior sentido de responsabilidade e de partilha de objectivos

domingo, 29 de julho de 2012

3.ª Divisão Nacional e Futebol Feminino
vão receber maior apoio financeiro 

 A DECISÃO FOI TOMADA EM ASSEMBLEIA GERAL DA FPF, REALIZADA EM LISBOA

O futebol não profissional, com destaque para a 3.ª Divisão nacional – que terá esta época a sua última edição –, vai merecer um maior apoio financeiro por parte da Federação Portuguesa de Futebol. O fim das taxas de jogo e a eliminação de algumas relativas a inscrições podem servir como motivações para os clubes, que se têm queixado das exigências financeiras e do pouco interesse desportivo da prova. A decisão foi tomada em assembleia geral da FPF, realizada ontem em Lisboa, e engloba o aumento do apoio financeiro também para o futebol feminino.

 “Num momento de crise como o que o país atravessa nesta altura, em que muitos clubes vivem com algumas dificuldades, a FPF decidiu criar medidas excepcionais de maneira a incentivar e encorajar os clubes a criar a almofada financeira”, explicou José Luís Arnaut no final da AG. O presidente deste órgão federativo assegurou ainda que “a desistência de participar na 3.ªDivisão por parte de algumas equipas foi levada em conta para a decisão de ajudar”. E adiantou: “A FPF está a tomar as medidas e vai dar os incentivos necessários para que haja o respeito pela verdade desportiva e para que ninguém fique prejudicado por motivos financeiros.”

A propósito, recorda-se que o sorteio do campeonato nacional da 3.ª divisão, primeira eliminatória da Taça de Portugal e nacional de futebol feminino, se realiza na próxima 5.ª feira, dia 2 de Agosto.


in, Record (29-07-2012)
Cova da Piedade e Beira Mar de Almada
conhecem calendário na próxima 6.ª feira 

 CAMPEONATO NACIONAL DE JUVENIS

É já na próxima sexta-feira, dia 3 de Agosto, às 16 horas, que se realiza o sorteio relativo ao Campeonato Nacional de Juvenis, competição que esta época vai contar com a participação de três equipas do distrito de Setúbal, sendo duas delas do concelho de Almada. Estamos a falar do Vitória de Setúbal, que se classificou em 3.º lugar na Série D e se apurou para a segunda fase da competição, do Cova da Piedade, que na época passada terminou em 6.º lugar e do Beira Mar de Almada, que foi declarado [na secretaria] campeão distrital da 1.ª divisão, depois da polémica decisão do Conselho Jurisdicional da AF Setúbal que levou à desclassificação do vencedor em campo, o Desp. Fabril, que acabou por ser prejudicado devido à desclassificação do Alcochetense e Pelézinhos, que se envolveram em cenas de violência, na parte final do último jogo do campeonato e da sua interferência na tabela classificativa.

 Competição terá cinco séries de dez clubes

 De acordo com a alteração feita aos quadros competitivos, à semelhança do que acontece com os juniores também o campeonato de juvenis, que começa no dia 19 de Agosto, será disputado em novos moldes. A competição terá cinco séries de dez clubes. Para a segunda fase serão apurados os dois primeiros de cada série, mais um representante da Madeira e outro dos Açores, que serão divididos em duas séries de seis clubes cada. Para a terceira fase serão apurados os dois primeiros classificados de cada série, da segunda fase, sendo campeão o que obtiver maior número de pontos. A fase de permanências e descidas será disputada pelos restantes oito clubes de cada uma das cinco séries que jogarão entre si a duas voltas, transitando com 100% dos pontos. Descem aos campeonatos distritais, os três últimos das cinco séries, mais os três piores classificados em 5.º lugar das séries da segunda fase. Embora não seja oficial, os clubes que farão parte da Série E, deverão ser: Oeiras, Estoril, Beira Mar de Almada, Cova da Piedade, Vitória de Setúbal, Lusitano de Évora, Despertar, Odemirense, Louletano e Imortal.

sábado, 28 de julho de 2012

Amora já iniciou contactos
para a nova época desportiva

Falta já menos de um mês para o arranque da época e o Amora Futebol Clube ainda não tem treinador nem jogadores para a difícil tarefa que o aguarda no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão. António Duro, director desportivo do clube, reconhece que o tempo é escasso mas garante que nos próximos dias tudo ficará definido:


 “Estamos a iniciar contactos com os jogadores do plantel da época passada e a estudar as diversas equipas técnicas já identificadas. Queremos que o plantel seja equilibrado para os desafios que aí vêm. E, nesse sentido, procuraremos sensibilizar todos aqueles que na época anterior fizeram parte da estrutura do futebol, incluindo os juniores que transitam para seniores. A pouco e pouco, iremos desenvolver contactos. Pois, todos eles têm potencial para fazer parte do plantel nesta época de 2012/2013”.

 Com a primeira eliminatória da Taça de Portugal marcada para o dia 26 de Agosto e a primeira jornada do campeonato para o domingo seguinte, dia 2 de Setembro, o espaço de manobra começa a ser curto. “Temos consciência disso e é exactamente por essa razão que estamos a ter algum cuidado na preparação da equipa. Queremos formá-la no mais curto espaço de tempo possível e todos os contributos positivos são essenciais. Estamos conscientes das dificuldades mas não baixamos os braços. Dispensamos tudo aquilo que venha a prejudicar o grupo de trabalho. O que queremos é fundamentalmente dar ao concelho do Seixal e em particular aos amorenses a oportunidade de ter um seu representante nos campeonatos nacionais de futebol”, disse António Duro que espera ter resolvida a questão do treinador nos próximos dias.

 Cinco jogadores já abandonaram o clube

 Entretanto, enquanto não surgem novidades em relação à constituição da equipa técnica e jogadores que vão representar o clube na época de 2012/2013, continuam a surgir notícias de várias saídas. Depois da equipa técnica formada por Pedro Amora e David Pequeno e do massagista que com eles trabalhava e dos jogadores André Freire, Hugo Graça e Fábio Paulo terem abandonado o clube para ingressaram, todos, no Sesimbra; foi agora também tornada pública a saída de Lorete, para o Quinta do Conde e de Balela para o Eléctrico (Ponte Sor).
FUTEBOL DISTRITAL

 Arrentela vai mesmo participar
 no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão


O Atlético Clube de Arrentela vai mesmo participar no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão. A equipa que vai ser treinada por José Carlos Santos (ex-Juniores do Almada) tinha alguma esperança de vir a ser convidada para participar no principal campeonato do distrito mas o sim dado pela Juventude Melidense acabou com tal hipótese. A propósito, recorda-se que a equipa do litoral alentejano se classificou em terceiro lugar no campeonato distrital da 2.ª divisão e os arrentelenses na quarta posição, com menos um ponto. A Juventude Desportiva Melidense, fundada em 2003, vai assim poder participar pela primeira vez no seu historial, no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão. Com a intenção de receber de forma mais condigna os seus adversários, o clube alentejano já anunciou que vai proceder a alguns melhoramentos no Campo do Castelo que será o único pelado do campeonato.

 A subida da Juventude Melidense à 1.ª Divisão Distrital ficou a dever-se à promoção do Amora (3.º classificado no Distrital da 1.ª Divisão) ao Campeonato Nacional da 3.ª Divisão depois do Vasco da Gama de Sines (que se classificou em 2.º lugar) ter declinado o convite feito pela FPF para preencher a vaga deixada em aberto.
 Naval Amorense volta a bater
dois recordes nacionais de Juvenis

O clube amorense foi também o mais medalhado na categoria de Juvenis A, classificando-se à frente do Benfica e Colégio Monte Maior, nos campeonatos Nacionais de Juvenis, Absolutos e Open de Portugal 

A equipa de Juvenis A da Associação Naval Amorense, constituída por Miguel Alves, Rafael Gil, Rafael Nunes e João Santos, voltou a bater os recordes nacionais dos 4X100 e 4X200 livres. Desta vez, foi no decorrer dos campeonatos nacionais de juvenis, campeonatos absolutos e Open de Portugal (com 3:41.83 nos 400X100 livres e 7:58.57 nos 4X200 livres) que se disputaram de 26 a 29 de Julho, na Piscina Olímpica do Jamor, naquela que foi a última prova nacional da época 2011/2012, de Natação Pura. Na competição participaram 595 nadadores (351 masculinos e 244 femininos) em representação de 95 clubes de Portugal, Estados Unidos, França, Itália e Suécia, num total de 11 clubes estrangeiros. Da nossa região, para além da Naval Amorense, participam também nadadores da Associação Náutica do Seixal, Clube Lisnave e SFUAP.

 Nadadores, dos clubes da nossa região, medalhados por prova:

 Medalha de ouro: Naval Amorense, estafeta 4X100 (3:41.83) e 4X200 livres (7:58.57), recordes nacionais, em ambos os casos, 4X100 estilos (4.15.03) e João Santos, nos 100 livres, em juvenis A; João Gil (Amorense), nos 400 livres, com 4:13.40, em juvenis B 

 Medalha de prata: Vasco Gaspar (SFUAP), nos 800 livres, com 8:25.40, em absolutos;  João Santos (Amorense), nos 200 livres, com 1:57.40 e 400 livres, com 4:08.87; Rafael Nunes (Amorense), nos 400 estilos, com 4:49.93, em juvenis A; Matilde Nita (Amorense), nos 200 livres, com 2:29.30, em juvenis femininos; João Gil, nos 400 estilos, com 4:50.67, em juvenis B.

 Medalha de bronze: Vasco Gaspar (SFUAP), nos 1500 livres, com 16:12.82, em absolutos e 800 livres, 8:25.40, no Open; Rafael Gil (Amorense), nos 100 livres (54.65), 200 livres (1:58.08) e 400 livres (4:12.62), em juvenis A; João Gil (Amorense), nos 200 livres (2:00.73) e 200 estilos (2:17.21), em juvenis B.

No final, na categoria de Juvenis A, a Associação Naval Amorense foi a equipa que mais medalhas conquistou, dez no total, sendo 4 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze. O Benfica foi segundo e o Colégio Monte maior terceiro, com 4 medalhas cada um. A equipa amorense conquistou ainda mais quatro medalhas em juvenis B e uma em juvenis femininos.
JUNIORES – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão

 Olímpico do Montijo aceita convite
 para participar na 2.ª Divisão Nacional


 Assim sendo, o distrito de Setúbal vai ter três equipas - Beira Mar de Almada, Barreirense e Olímpico do Montijo - a competir na segunda prova mais importante do escalão nacional de juniores.

A Direcção do Olímpico do Montijo vai poder inscrever a sua equipa de juniores no próximo Campeonato Nacional da II Divisão. Depois de uma vaga deixada em aberto na competição, por desistência do Estrela de Vendas Novas, e decorrente do natural convite por parte da AFS e FPF, a equipa que na última época se classificou no segundo lugar do Campeonato Distrital de Juniores, atrás do FC Barreirense, pode encetar o processo de inscrição na prova nacional. Assim, desta forma, o distrito de Setúbal vai ter três equipas - Beira Mar de Almada, Barreirense e Olímpico do Montijo - a competir na segunda prova mais importante do escalão nacional de juniores que este ano será disputado em moldes diferentes, devido à alteração feita aos quadros competitivos.

A vaga deixada em aberto pelo Olímpico do Montijo na 1.ª divisão distrital vai ser preenchida pelo Vasco da Gama de Sines que se classificou em terceiro lugar no campeonato distrital da 2.ª divisão, atrás do Alfarim e Trafaria.

 No que respeita ao campeonato nacional da 2.ª divisão, que começa no dia 1 de Setembro, importa dizer que será disputado em moldes diferentes. Terá cinco séries de dez clubes. Para a segunda fase serão apurados os dois primeiros de cada série, mais um representante da Madeira e outro dos Açores, que serão divididos em duas séries de seis clubes cada. Os vencedores de cada uma das séries disputarão o título de campeão nacional. Se os Açores e Madeira não indicarem representantes, os lugares vagos serão preenchidos pelos melhores terceiros classificados. Sobem à 1.ª divisão nacional os três primeiros de cada série. A fase de permanências e descidas será disputada pelos restantes oito clubes de cada uma das cinco séries que jogarão entre si a duas voltas, transitando com 100% dos pontos. Descem aos campeonatos distritais, os três últimos das cinco séries, mais os três piores classificados em 5.º lugar das séries da segunda fase.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

AMORA – Futebol Juvenil

 Juniores, juvenis e iniciados
 já têm novos treinadores


O futebol juvenil do Amora tem uma nova estrutura. Trata-se de um grupo de quatro elementos, que deverá ser alargado com a inclusão de mais alguns, para fazer o acompanhamento total das equipas, em todos os escalões. Aziz Peerally, Henrique Pires, Carlos e Paulo Madeira têm vindo a trabalhar de forma constante no sentido de preparar o arranque da nova época e, neste sentido, resolvida a questão de Zezé, já asseguraram o concurso dos treinadores para a s equipas de juniores, juvenis e iniciados, estando agora a tratar da questão relacionada com os técnicos para as outras camadas de formação.

 Assim, na época desportiva de 2012/2013, a equipa de juniores vai ser treinada por Francisco Troncão (ex-Arrentela); os juvenis, por Luís Ribeiro (ex-Seixal) e os iniciados por Fernando Rocha, que se mantem da época anterior.
AMORA JÁ PREPARA NOVA ÉPOCA DESPORTIVA

António Duro foi convidado
para director desportivo

O Amora, que acaba de ser promovido de forma algo inesperada ao Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, está a preparar a nova época desportiva com algum cuidado. Uma das novidades na nova estrutura do futebol sénior amorense passa pela entrada de António Duro, para o cargo de director desportivo. Depois de algumas épocas ao serviço do 1.º Maio Sarilhense, António Duro regressa ao Amora cerca de vinte anos depois. Consciente das dificuldades que vai encontrar, António Duro mostra-se esperançado na realização de um bom trabalho para “tornar o Amora como um clube respeitado e vitorioso, contando sempre com a participação da formação que também deve dar um salto qualitativo”.

 No que respeita à promoção da equipa à 3.ª divisão nacional, António Duro adiantou ao nosso jornal que “a preparação da época estava a ser feita em duas versões, 1.ª Divisão Distrital e 3.ª Divisão Nacional. Agora, que a decisão já foi tomada, iremos trabalhar no sentido de, no mais curto espaço de tempo possível, preparar todas as coisas para a nova caminhada. Espero que os associados do Amora entendam que se pretende fazer um trabalho com realismo”.

 O JORNAL DE DESPORTO acaba também de confirmar que Pedro Amora deixou o comando técnico da equipa. Com Pedro Amora saiu também David Pequeno e o massagista, que com eles trabalhava. As duas partes estiveram reunidas mas não chegaram a acordo para a sua continuidade, daí a ruptura. De saída do Amora estão também os jogadores André Freire, Hugo Graça e Fábio Paulo que ingressaram, todos, no Sesimbra; Balela, para o Eléctrico (Ponte Sor) e Lorete, para o Quinta do Conde.

 No que respeita à nova equipa técnica e constituição do plantel por enquanto ainda não há novidades.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

CAMPEONATOS NACIONAIS DE FUTEBOL

 Sorteios realizam-se na próxima semana

Depois de muitas dúvidas e incertezas no que respeita aos campeonatos nacionais de futebol, coisa nunca antes vista no futebol português, a FPF marcou finalmente a realização dos sorteios das várias competições. Assim, na próxima quinta-feira, dia 2 de Agosto, terá lugar o sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal, campeonato nacional da 2.ª e também da 3.ª divisão, campeonato nacional de futebol feminino e campeonato nacional de Iniciados. No dia seguinte, sexta-feira, dia 3, será a vez dos sorteios referentes aos Campeonatos Nacionais de Futsal da 1ª, 2ª e 3ª Divisões, bem como da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal da modalidade. Da parte da tarde, proceder-se-á aos sorteios dos Campeonatos Nacionais de Juniores da 1ª e 2ª Divisão, seguindo-se o Campeonato Nacional de Juvenis.

Eis o calendário previsto:

2/8 - Quinta-feira
14.30 horas - Sorteio Campeonato Nacional de Futebol Feminino
15 horas - Sorteio Campeonato Nacional de Iniciados
15.30 horas - Sorteio Campeonato Nacional da 2.ª Divisão
16 horas - Sorteio Campeonato Nacional da 3.ª Divisão
16.30 horas - Sorteio da 1.ª Eliminatória da Taça de Portugal

3/8 - Sexta-feira
10.30 - Sorteio Campeonato Nacional de Futsal 1.ª Divisão
11 horas - Sorteio Campeonato Nacional de Futsal 2.ª Divisão
11.30 horas - Sorteio Campeonato Nacional de Futsal 3.ª Divisão
12.00 horas - Sorteio 1.ª Eliminatória da Taça de Portugal de Futsal
15 horas - Sorteio Campeonato Nacional de Juniores da 1ª Divisão
15.30 horas - Sorteio Campeonato Nacional de Juniores da 2ª Divisão
16 horas - Sorteio Campeonato Nacional de Juvenis
Amora na 3.ª Divisão Nacional


Devido à recusa do Vasco da Gama de Sines, a Associação de Futebol de Setúbal convidou o Amora, terceiro classificado no campeonato distrital da 1.ª divisão. O Amora diz que por enquanto não há nada de concreto mas a AFS, através do seu site, já confirmou que o clube amorense aceitou o convite.

  Segundo uma fonte próxima do clube, o Vasco da Gama de Sines que havia sido convidado pela Federação Portuguesa de Futebol para participar no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, não aceitou o desafio. O prazo terminou às 18 horas de ontem e, de acordo com a nossa fonte, a resposta foi negativa porque o clube “depois de fazer as contas chegou à conclusão que para lutar pela subida à 2.ª divisão B seria mais barato jogar na 1.ª divisão distrital”. A propósito, recorda-se que, face à extinção do campeonato nacional da 3.ª divisão, na próxima época o campeão distrital sobe directamente à 2.ª divisão nacional. De acordo ainda com a mesma fonte, devido à resposta negativa do clube do litoral alentejano, a Associação de Futebol de Setúbal terá endereçado o convite ao terceiro classificado da 1.ª divisão distrital, ou seja, ao Amora que “terá aceitado” o convite.


 O JORNAL DE DESPORTO tentou averiguar a veracidade da notícia junto do clube amorense mas a resposta que obteve foi que “o Amora está a avaliar o teor da informação. Ainda não há nada de concreto. Aguardamos que seja oficializada. Depois logo se verá”.


 AF Setúbal confirma


 Entretanto, a AFS através de notícia publicada no seu site já confirmou os rumores: A Direcção do Amora FC Clube já oficializou o interesse da sua equipa de futebol sénior poder vir a participar no próximo Campeonato Nacional da III Divisão. Depois da recusa do Vasco da Gama - que foi o 2.º classificado no Campeonato Distrital da AFS da I Divisão, na última época - o emblema amorense assumiu afirmativamente o convite da AFS e FPF e já hoje manifestou a vontade de ver inscrita a equipa que foi 3.ª classificada na prova maior distrital em voltar a marcar presença nas provas nacionais. Recorde-se que esta situação fica a dever-se à desistência de equipas nas competições nacionais, o que veio a provocar a abertura de vagas na prova. 


Perante este cenário, e para colmatar a vaga deixada em aberto na I Divisão Distrital, a AFS já endereçou oficialmente o convite ao Melidense, cuja equipa foi 3.ª classificada na II Divisão Distrital da AFS, na última época, no sentido de poder participar na prova maior do futebol distrital.
CHARNECA DE CAPARICA

 Apoio financeiro para a construção
do sintético no Cassapo já foi aprovado

Está confirmado. O Charneca de Caparica vai mesmo ter sintético no Campo de Cassapo. Tal como o nosso jornal já havia adiantado, a decisão foi tomada ontem (dia 25 de Julho) na reunião da Assembleia Municipal de Almada. O apoio financeiro para a requalificação do sintético no Campo do Cassapo foi aprovado por unanimidade. José Manuel Santos, presidente do clube, visivelmente satisfeito aproveitou a ocasião para deixar alguns agradecimentos, num breve discurso: "Em nome da Direcção do Charneca de Caparica Futebol Clube, quero desde já agradecer à senhora Presidente e senhores Vereadores o apoio concedido para a requalificação do nosso recinto desportivo (sintético e muro). Com este novo equipamento, o Charneca de Caparica Futebol Clube vai dar aos seus atletas e população em geral outra qualidade desportiva, cultural e social. Queremos também agradecer à nossa Junta de Freguesia o apoio prestado durante as épocas desportivas. Nem sabem o que me vai na alma", disse.

Concluído este processo seguir-se-ão agora as obras que se deverão prolongar pelo mês de Setembro dentro, mudando assim o visual do Campo do Cassapo que passará a dispor de melhores condições para a prática desportiva, para satisfação de jogadores, técnicos e dirigentes que à muito aguardavam pela obra. Por esta razão, é muito natural que o início da época desportiva de 2012/2013 sofra algumas perturbações, obrigando mesmo o clube a trabalhar em campos a ceder por clubes vizinhos.

Nos próximos dia serão adiantados mais pormenores sobre o desenrolar das obras.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

FUTEBOL DE PRAIA

 Paulo Graça (Arrentela)
 convocado para o Mundialito

A selecção nacional de futebol de praia vai disputar o Mundialito e Zé Miguel, seleccionador nacional, já divulgou a lista de convocados. O ACD Sótão, que faz parte do Grupo 2 do Campeonato Nacional, é o clube mais representado, cedendo à selecção das quinas, cinco jogadores: João Carlos, Bruno Novo, Duarte Vivo, Lúcio e Tiago Lopes. O primeiro jogo de Portugal na prova que se vai realizar na Praia da Rocha, em Portimão, está marcado para 27 de Julho, às 14h 30m, sendo a China o primeiro adversário, ao qual se seguirá a Alemanha (dia 28, 14h 30m) e depois a Espanha (dia 29, também às 14h 30m).

 Lista de convocados:

 Guarda-redes: João Carlos (ACD Sótão), Paulo Graça (Arrentela) e Nuno Hidalgo (Belenenses);

 Defesas: Luís Vaz (Estoril), Marinho (Belenenses) e Rui Coimbra (Belenenses);

 Universal: Bruno Novo (ACD Sótão);

 Avançados: Madjer (Lokomotiv), Jordan (Belenenses), Duarte Vivo (ACD Sótão), Lúcio (ACD Sótão) e Tiago Lopes (ACD Sótão).
AMORA Novos dirigentes desfazem acordo 

 Zezé já não vai treinar os Juvenis



Contrariamente ao que o Jornal de Desporto havia noticiado, Zezé não vai ser o treinador da equipa de juvenis do Amora, na próxima época. O acordo entre o treinador e os dirigentes do clube estava consumado, só que o imprevisto aconteceu devido à mudança repentina feita na estrutura do futebol juvenil do Amora, conforme adiantou ao nosso jornal, o próprio Zezé, que passa a ser de novo um treinador disponível.

 “Depois de estar tudo já acordado, a direcção do Amora arranjou uma comissão para tomar conta do futebol juvenil. Fui informado, por esta, que contavam comigo e com a restante equipa técnica mas que não podiam pagar o que havia ficado estabelecido. Fiquei espantado, porque não estava à espera de uma coisa destas”, afirmou José Sousa ao Jornal de Desporto.

 “Não sei onde o futebol vai parar. Desenvolver projectos sérios e credíveis de borla não é possível. Não quero ganhar dinheiro com o futebol mas também não quero perder e muito menos tirar do meu salário para colocar nos clubes, para seu proveito”, lamentou o técnico que há duas épocas atrás conquistou o título de campeão distrital de juvenis ao serviço do Cova da Piedade, depois do bom trabalho realizado nos iniciados do Amora.

terça-feira, 24 de julho de 2012

FUTSAL O convite foi endereço pela FPF 

 Miratejo aceita vaga na 3.ª Divisão Nacional


A Direcção do Clube Recreativo Desportivo Miratejo assumiu oficialmente a disponibilidade da sua equipa de futsal sénior participar no Campeonato Nacional da III Divisão nesta época de 2012/13.

Esta situação, que surge na sequência de uma vaga deixada em aberto na competição e depois do respectivo convite endereçado pela Associação de Futebol de Setúbal e Federação Portuguesa de Futebol ao segundo melhor classificado no Campeonato Distrital da I Divisão da última época, que, neste caso, foi o CRD Miratejo. Aberta está, pois, a possibilidade de inscrição da equipa naquela prova nacional.

A propósito, recorda-se que, perante este cenário, a Associação de Futebol de Setúbal vai poder estar representada no próximo Campeonato Nacional da III Divisão por cinco equipas: CR Piedense, que se sagrou campeão distrital de 2011/2012; Miratejo, segundo classificado do campeonato distrital; Independentes de Sines, terceiro classificado na Série D, da época passada, no Nacional da 3.ª Divisão; “Os Indefectíveis”, 4.º lugar; e AD Quinta do Conde, 6.º lugar.
CICLISMO Prémio Juvenil da Aldeia de Paio Pires

 André Ramalho ganha isolado

André Ramalho é o primeiro do lado esquerdo
André Ramalho, foi o vencedor da 22.ª edição do Prémio Juvenil de ciclismo da Aldeia de Paio Pires, que se realizou no passado fim-de-semana, associado às festas populares da freguesia. O jovem paiopirense, foi o mais rápido dos 32 ciclistas que terminaram a prova disputada, na categoria de cadetes, na distância de 21,6 km, num circuito de 10 voltas, ao cortar a meta com cinco segundos de vantagem sobre um grupo de sete ciclistas que incluía também o seu companheiro de equipa, Nuno Marques, que se classificou e, sexto lugar. Os outros ciclistas do clube paiopirense classificaram-se nas seguintes posições; Gonçalo Leaça, terminou em 9.º lugar; José Arroyo, em 18.º; Marvin Scheulen, em 19.º; Luís Camacho, em 29.º; e, Aníbal Gonçalves, em 32.º. Por equipas, o Clube de Ciclismo de Aldeia de Paio Pires classificou-se em 2.º lugar logo atrás do Mato-Cheirinhos que se sagrou como vencedor colectivo. A nível individual, em destaque esteve também Marvin Scheulen que ganhou o prémio relativo ao maior número de voltas conquistadas, cinco em dez.

Na categoria de Iniciados Femininos a jovem Magda Cruz (CCA Paio Pires) chamou a si o triunfo e em Iniciados Masculinos quem ganhou foi Tiago Lagarto, do Clube de Ciclismo Azeitonense. Duarte Mixão (Paio Pires) terminou em 8.º lugar.

Carolina Matos (CC Azeitononse), foi a vencedora da prova de destreza do escalão mais jovem, Benjamins.

A prova destinada ao escalão de juniores, que contou com a participação de 42 ciclistas em representação de seis equipas, foi ganha por André Bessa, do Alcobaça.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Vasco da Gama de Sines
 promovido à 3.ª Divisão Nacional


A Rádio Sines, acaba de anunciar, num exclusivo seu, que o Vasco da Gama de Sines foi promovido à 3.ª Divisão Nacional. De acordo com aquela estação emissora, a equipa do litoral alentejano, que se classificou em segundo lugar no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, em igualdade pontual com o Barreirense, depois de luta acesa no que respeita à conquista do título e consequente subida de divisão, foi convidada pela Federação Portuguesa de Futebol para disputar a 3.ª divisão nacional, depois da desistência de várias equipas que não conseguiram reunir condições para disputar as competições nacionais. União de Leiria, Estrela de Vendas Novas, Messinense, Macedo de Cavaleiros e equipas da Série Madeira, entre outras, são apenas alguns exemplos. O Vasco da Gama regressa assim aos campeonatos nacionais, que disputou pela última vez em 2005-2006. O clube sineense vai ficar integrado na série F da 3ª divisão nacional.
GOTHIA CUP Jogadores referenciados pelas suas prestações

Público escandinavo encantado
com a magia dos Lobatos Foot


O DIÁRIO DA REGIÃO, que acompanhou o dia-a-dia das equipas da nossa região que participaram no maior evento de futebol juvenil do mundo, faz hoje o balanço geral da competição.


A magia e a qualidade do futebol português contagiaram de forma bastante positiva todos os que assistiram ao Gothia Cup, a maior competição do mundo para jovens futebolistas, que juntou em Gotemburgo, na Suécia, de 15 a 21 de Julho, 1642 equipas de 80 países, dos cinco continentes. De parabéns, estão, pois, os representantes do Almada Atlético Clube, Olímpico do Montijo e Lobatos Foot pelo seu excelente desempenho que os levou a ultrapassar com assinalável êxito a fase de grupos. Nas eliminatórias as coisas não correram tão bem em termos de resultados mas nem por isso a sua prestação sai beliscada porque todos saíram de cabeça bem erguida e com a noção de que poderiam ter chegado mais longe, se num ou noutro caso tivessem tido um pouco mais de sorte, como aconteceu com os Sub-13 do Almada e com os Lobatos. No que respeita à equipa da Escola Pedro Eanes Lobato - que na edição do ano anterior havia sido vice-campeã na categoria de Sub-14 e este ano no escalão de Sub-15 ficou pelo caminho nos oitavos-de-final face à derrota sofrida por 1-0, com um golo sofrido no último minuto de jogo, com a equipa que acabaria por se sagrar campeã, o ACBB Paris (França) - importa salientar que os seus jogadores foram muito elogiados não só pela imprensa, mas também pelos público escandinavo e até mesmo pela própria organização que destacou quatro atletas: Filipe Miranda e Tiago Lopes (que repetiram a distinção da época passada), Gonçalo Lopes e Tomas Santos. “Fomos considerados pelos observadores da Gothia Cup, a equipa de sub-15 que praticou o futebol mais atraente e tecnicista das 234 que participaram, neste escalão. Mas, para além disso, houve também quatro jogadores referenciados pelas suas prestações. Isto, como é óbvio, deixou-nos muito orgulhosos”, disse a propósito Armando Lopes, principal responsável pelos Lobatos que já receberam convites e propostas de parcerias para o próximo ano.

 Tínhamos qualidade para vencer

 Excelente foi também o desempenho das equipas de Sub-13 e Sub-15 do Almada, que participaram pela primeira vez na competição. A equipa de Sub-15 depois de ter ganho o seu grupo só com vitórias foi afastada na segunda eliminatória. Mais longe foram os Sub-13 que lograram ir até aos oitavos-de-final de onde saíram com alguma frustração porque não foram nada inferiores ao seu adversário, o Dallas Texans (EUA). “Foi uma das derrotas mais frustrantes da nossa carreira desportiva porque dominámos o jogo por completo e o adversário que marcou o golo numa situação de canto fez apenas três remates à nossa baliza. O azar e a grande qualidade do guarda-redes adversário, não deixaram que a melhor equipa ganhasse. Saímos de cabeça bem levantada mas com a sensação e a frustração de que poderíamos ter chegado mais longe. Tínhamos qualidade para vencer o torneio”, referiu Tiago Coelho, um dos responsáveis pela estrutura do futebol de formação do clube.

 Beleza, organização e excelência

 Bastante positiva foi também a participação do Olímpico do Montijo que se classificou em segundo lugar na fase de grupos. Nas eliminatórias, os montijenses derrotaram uma equipa do Kosovo, por 2-0 mas depois não conseguiram resistir ao maior poderio daquele que viria a sagrar-se campeão, o Fassebergs (Suécia), com quem perderam por 5-0. Joaquim Conceição, responsável pela comitiva do Olímpico, descreveu assim a ideia com que ficou da competição: “Espaços desportivos repletos de assistência e de jogadores, numa atmosfera verdadeiramente fantástica. Foram quebrados todos os recordes de países e clubes participantes, 1642 equipas de 80 países. Conseguem imaginar? Venham para o ano, para ver beleza, organização e excelência. Todas as equipas portuguesas estão de parabéns porque alcançaram excelentes resultados. Mas, o mais importante é que conviveram durante uma semana num ambiente fabuloso. Futebol Juvenil é em Gotemburgo, no Gothia Cup”.
GOTHIA CUP - Armando Lopes, no balanço da competição:

 “Ser Lobato não é para qualquer um
 ser Lobato é ser parte de um todo”

Foi muito calorosa a recepção no Aeroporto de Lisboa 
A chegada ao Aeroporto de Lisboa e a homenagem que os pais, amigos, familiares e atletas que não foram à Suécia fizeram, foi algo indescritível. A equipa só não foi mais além porque perdeu com o campeão, naquela que foi a sua única derrota e o único golo sofrido na competição, precisamente no último minuto do jogo com o ACBB Paris (França).


Depois de mais uma estadia por terras escandinavas, os Lobatos regressaram ao nosso país no passado domingo e a recepcção no aeroporto foi calorosa. Aliás, outra coisa não seria de esperar, porque, embora o resultado não tivesse sido o desejado, a sua presença foi extremamente digna, com os jogadores a receberem os mais rasgados elogios de todas as pessoas que viam os seus jogos. Em jeito de balanço, o professor Armando Lopes adiantou ao Jornal de Desporto que “o resultado não foi idêntico ao do ano passado, no entanto, ficámos entre as 16 melhores equipas entre as 234 que iniciaram a competição. Não ganhámos, mas mostrámos a nossa qualidade, a nossa organização, o nosso querer e a nossa raça. Fomos elogiados por todos. A organização e os observadores referenciaram o nosso futebol como o mais atraente e tecnicista, do nosso escalão. Passámos na TV da Suécia, os jornais indicavam os nossos jogos como uma referência entre mais de 700 que se realizavam diariamente e recebíamos elogios anónimos na rua. Enfim, foi um mar de emoções”. E, continuando, disse também que “a nossa chegada ao Aeroporto de Lisboa e a homenagem que os pais, amigos, familiares e atletas, dos Lobatos que não foram à Suécia, nos fizeram é algo indescritível. Os fortes abraços trocados entre todos na hora da despedia são de tal forma intensos e sinceros que enobrecem ainda mais o nosso espírito. Ser Lobato não é para qualquer um. Ser Lobato é ser parte de um todo”.

 “Dói muito sofrer o único golo
da competição no último minuto de jogo”

Armando Lopes mostra a medalha conquistada
Armando Lopes, referiu ainda que os Lobatos Foot, são, cada vez mais, uma referência e continuarão a sê-lo enquanto os pais e os atletas quiserem. “A nossa participação este ano na Gothia Cup foi o exemplo que, mesmo não ganhando ou atingindo um lugar de honra no pódio, se pode ser "campeão", os Lobatos são campeões em muitas competências e isso ficou provado pela forma como souberam estar, não só desportivamente, mas socialmente. As amizades que criaram com equipas de Sub-11 e Sub-12 portuguesas na escola onde estávamos alojados, são sinónimo disso mesmo. Os nossos Lobatos eram um exemplo dado pelos responsáveis da escola onde estavam alojadas mais 38 equipas. A nossa alegria era contagiante e mesmo após o nosso afastamento da competição mostrámos saber perder e fomos dignos mesmo na derrota. Custa muito, posso mesmo dizer que dói muito, sofrer o único golo da competição no último minuto do jogo, não havendo qualquer hipótese para tentarmos alterar o marcador. Termino com agradecimentos a todos os pais, familiares, amigos, patrocinadores e à Escola Pedro Eanes Lobato, por todo o apoio e confiança em todos nós e na forma como acreditam que se pode ser diferente contribuindo para uma formação equilibrada dos nossos filhos”.
FUTEBOL DE PRAIA Com o guarda-redes da selecção nacional na baliza

 Arrentela está a causar sensação


Foto de Luís Soares

No final do primeiro período o Almada perdia apenas por um golo de diferença e no final do segundo período por dois. O resultado final só ganhou maior expressão no terceiro período devido ao cansaço dos almadenses que se queixam também da actuação da equipa de arbitragem. 


 O Atlético Clube de Arrentela está a causar sensação no Campeonato Nacional de Futebol de Praia. Depois de ter levado a melhor sobre o Vitória de Setúbal por 3-2, após desempate através de pontapés de grande penalidade, a equipa arrentelense voltou a estar em evidência agora no jogo que disputou com o Almada, a contar apara a segunda jornada da competição. O resultado final de 11-3 foi na verdade um castigo demasiado pesado para o Almada que acabou por não ter qualquer hipótese perante um adversário que se mostrou mais poderoso, sobretudo no terceiro período devido ao desgaste dos almadenses que se apresentaram apenas com seis jogadores enquanto o adversário apresentou doze - sendo um deles o guarda-redes da selecção nacional, Paulo Graça – facto, que permitiu refrescar a sua equipa ao longo do encontro. No final do primeiro período o Almada perdia apenas por um golo de diferença e no final do segundo período por dois. O resultado final só ganhou maior expressão no terceiro período devido ao cansaço dos almadenses que se queixam também da actuação da equipa de arbitragem. Com a vitória obtida, a equipa do Arrentela garantiu desde já o primeiro lugar do Grupo 5, que se está a disputar na Praia do Ouro, em Sesimbra, e a consequente passagem à fase seguinte da competição. Para que fique concluído o painel de jogos do grupo, que ficou coxo com a desistência de última hora dos Pescadores da Caparica, falta disputar apenas mais um jogo, o Almada - V. Setúbal, no sábado, dia 4 de Agosto. No terceiro dia de competição, Rio Ave, Vitória de Guimarães, Loures, Nacional, Estoril e Real (Massamá) venceram também os seus jogos. De registar ainda que nesta jornada foram marcados 58 golos, que perfaz uma média superior a 9,5 golos por jogo. Os golos do Arrentela foram marcados por Luís Santso (2), Sérgio Santana (4), Alfredo Almeida, Ricardo Viola, Carlos Neves, Miguel Tavares e João Mata. Para a equipa do Almada, treinada por Élio Santos, marcaram Nuno Cirilo, Paulo Costa e Fábio Oliveira. 


Eis os resultados dos jogos disputados no passado domingo:

GRUPO 1 (Praia de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim): Leixões 4 Rio Ave 7 e Varzim 3 Vitória de Guimarães 7.
GRUPO 3 (Ecoparque, S. João da Talha): Sanjoanense 3 GS Loures 5 e SL Olivais 2 Nacional 9.
GRUPO 4 (Praia Foz do Lizandro): Estoril Praia 1 "Os Belenenses" 7 e Real (Massamá) 10 Venda do Pinheiro 5.
GRUPO 5 (Praia do Ouro, Sesimbra): Arrentela 11 Almada 3.

domingo, 22 de julho de 2012

FUTEBOL DE PRAIA Hoje às 17h joga-se o Arrentela-Almada

 Arrentela ganha ao V. Setúbal
 no desempate por grandes penalidades


O Atlético Clube de Arrentela entrou da melhor maneira no Campeonato Nacional de Futebol de Praia ao derrotar o Vitória de Setúbal, por 1-0, no desempate por grandes penalidades, depois do empate a duas bolas registado no período regulamentar. Devido à desistência dos Pescadores da Caparica, o Almada folgou nesta primeira jornada do Grupo 5, que se está a realizar na Praia do Ouro, em Sesimbra. Este domingo, pelas 17 horas, no mesmo local, realiza-se o Arrentela – Almada, a contar para a segunda jornada da competição.

Depois dos jogos de abertura realizados na passada sexta-feira, em S. João da Talha, a contar para o Grupo 3: Nacional 9 GS Loures 2 e SL Olivais 9 Sanjoanense 6, o campeonato nacional de futebol de praia prosseguiu ontem. Os três primeiros encontros do dia não ficaram decididos no tempo regulamentar e nos jogos Vitória de Setúbal- Arrentela e Venda do Pinheiro-Estoril Praia foi mesmo preciso recorrer às grandes penalidades. O Loures (que perdeu na 6.ª feira) bateu o Olivais (que venceu na ronda inaugural), no prolongamento. Nos dois encontros seguintes Sanjoanense e Belenenses bateram o Nacional e o Real, respectivamente.

 Eis os resultados de sábado:
GRUPO 3 - Loures 5 SL Olivais 4 (após prolongamento) e Sanjoanense 6 Nacional 4.
GRUPO 4 - Venda Pinheiro 5 Estoril Praia 5 (venceu o Estoril Praia (1-0) no desempate das grandes penalidades) e "Os Belenenses" 2 Real (Massamá) 1.
GRUPO 5 – Vitória de Setúbal 2 Arrentela 2 (venceu o Arrentela, por 1-0 no desempate das grandes penalidades).

sábado, 21 de julho de 2012

ALMADA Sob o comando de Élio Santos

 Nova época arranca a 31 de Agosto


O Almada Atlético Clube, que está de regresso ao campeonato distrital da 1.ª divisão, já tem estruturado o seu plano de trabalho para a nova época desportiva. O início dos trabalhos está agendado para o dia 31 de Agosto, estando a apresentação da equipa aos associados, simpatizantes e almadenses em geral, aprazada para o dia 12 de Setembro (quarta-feira). No decorrer dos trabalhos de pré-época o Almada AC desloca-se no dia 6 de Setembro ao terreno do SL Olivais e no dia 9 a Vialonga. O plantel que irá trabalhar sob o comando da equipa técnica que transita da época anterior, professor Élio Santos (treinador principal), Custódio Galveias e Paulo Loureiro (adjuntos), já está praticamente definido mas os almadenses entendem que ainda não é o momento ideal para proceder à sua divulgação, que deverá acontecer muito brevemente.
GOTHIA CUP Pelos observadores da competição

 Lobatos Foot elogiados
pelo futebol mais atraente e tecnicista


Lobatos Foot, Almada e Olímpico do Montijo não conseguiram passar dos oitavos-de-final da Gothia Cup, a maior competição do mundo dedicada ao futebol dos mais jovens, mas a sua prestação pode e deve ser considerada como muito positiva, porque todas eles conseguiram ultrapassar com êxito a fase de grupos, caindo apenas nas eliminatórias. Os Sub-15 do Almada nos 32 avos, os Sub 18 do Olímpico do Montijo nos 16 avos e por fim os Sub-13 do Almada e os Sub-15 dos Lobatos Foot nos 1/8 de final. No que respeita aos Lobatos, que na edição anterior haviam sido vice-campeões na categoria de sub 14, foram afastados pelos franceses do ACBB Paris que apresentaram uma equipa muito poderosa tanto em termos atléticos como em termos físicos, numa partida em que a estrelinha da sorte nada quis com a equipa amorense que acabou por ser derrota com um golo sofrido no último minuto do jogo, saindo assim de cabeça erguida e muito elogiada por todos devido à qualidade do futebol praticado. “Fomos considerados pelos observadores da Gothia Cup, como a equipa de sub-15 com o futebol mais atraente e tecnicista das 234 que participaram neste escalão. Mas, para além disso houve também quatro jogadores referenciados pelas suas prestações: Filipe Miranda e Tiago Lopes (que repetiram a distinção da época passada), Gonçalo Lopes e Tomas Santos. Estas afirmações que foram feitas para todo o plantel ouvir deixou-nos obviamente muito orgulhosos”, disse a propósito Armando Lopes, principal responsável pelos Lobatos que receberam convites e propostas de parcerias já para o próximo ano.

 Sub-13 do Almada tinham
qualidade para vencer o torneio

Excelente foi também o desempenho das equipas de Sub-13 e Sub-15 do Almada, que participaram pela primeira vez na competição. A equipa de Sub-15 depois de ter ganho o seu grupo só com vitórias ainda eliminou uma equipa francesa, Agen Footbal (2-0), mas depois não conseguiu resistir aos italianos do Castenaso Villanova (0-1) e acabou por ser afastada na segunda eliminatória. Mais longe foram os Sub-13 que lograram ir até aos oitavos-de-final de onde com alguma frustração porque não foram nada inferiores ao seu adversário, o Dallas Texans (EUA), tal como refere Tiago Coelho, um dos responsáveis pela estrutura do futebol de formação do clube: “Foi uma das derrotas mais frustrantes da nossa carreira desportiva. Dominámos desde o primeiro minuto e o nosso adversário fez apenas três remates à nossa baliza, durante toda a partida. Sofremos um golo numa situação de canto. Carregámos até ao último minuto mas o azar e a grande qualidade do guarda-redes adversário, não deixaram que a melhor equipa ganhasse. Saímos de cabeça bem levantada mas com a sensação e a frustração de que poderíamos ter chegado mais longe. Tínhamos qualidade para vencer o torneio”.

 Olímpico do Montijo
surpreendido com a organização

Muito positiva foi também a participação do Olímpico do Montijo que se classificou em segundo lugar na fase de grupos com uma vitória (sobre uma equipa alemã) e dois empates (frente a italianos e suecos). Nas eliminatórias, os montijenses derrotaram uma equipa do Kosovo, por 2-0 mas depois não conseguiram resistir ao maior poderio do Fassebergs (Suécia) que ganhou por 5-0, numa partida em que nada lhes terá corrido de feição. Joaquim Conceição, responsável pela comitiva do Olímpico, descreveu assim a ideia com que ficou da competição: “Espaços desportivos repletos de assistência e de jogadores, uma atmosfera primaveril para os nossos costumes. Este ano foram quebrados todos os recordes de países participantes e de clubes, falamos em 1642 equipas de 80 países. Conseguem imaginar? Venham para o ano, para ver beleza, organização e excelência. Todas as equipas portuguesas estão de parabéns porque alcançaram excelentes resultados. Mas, acima de tudo, o mais importante é que conviveram num ambiente fabuloso, numa cidade em que durante uma semana por ano se abre aos futuros jogadores de futebol do mundo. Futebol Juvenil é em Gotemburgo, no Gothia Cup”.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Atletas almadenses
nos Jogos Olímpicos de Londres 

 Telma Monteiro (judo) e Arnaldo Abrantes (atletismo) são os representantes de Almada nos Jogos Olímpicos de Londres. Os almadenses orgulham-se daqueles que os representam em grandes eventos mundiais.

A ligação de Almada ao desporto é reconhecida a nível nacional e mundial, quer seja pelas infraestruturas existentes e do qual são exemplo o Complexo Municipal dos Desportos ou a Pista Municipal de Atletismo, ou pelos atletas aqui nascidos e que representam a cidade e o concelho. Telma Monteiro (judo) e Arnaldo Abrantes (atletismo) são, em 2012, os representantes almadenses nos Jogos Olímpicos.


 A campeã dos tatamis


Telma Monteiro, atual campeã da europa em judo, é considerada, aos 26 anos, a melhor judoca portuguesa de todos os tempos devido ao seu vasto palmarés, e uma das melhores judocas do mundo. Venceu por quatro vezes o Campeonato da Europa, tendo também conquistado por três vezes a medalha de prata nos Campeonatos do Mundo de Judo. Tem também 12 medalhas de ouro conquistadas em Taças do Mundo, Taças da Europa, Grand Prix e Grand Slam da modalidade. Nasceu em Lisboa a 27 de dezembro de 1985, mas sempre viveu em Almada. Praticou atletismo e futebol mas aos 14 anos decidiu experimentar o judo. Começou no CCD das Construções Norte-Sul, coletividade do Feijó. É, atualmente, atleta do Sport Lisboa e Benfica. Para além do judo, Telma Monteiro estuda na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde é aluna da Licenciatura de Educação Física e Desporto. Esta é a terceira participação em Jogos Olímpicos, depois de Atenas 2004 e Pequim 2008. 

 O médico mais rápido de Portugal


Arnaldo Abrantes nasceu a 27 de novembro de 1986, na Cova da Piedade, tendo começado a sua carreira desportiva em 1999 no Núcleo Desportivo e Juvenil do Laranjeiro. É atleta do Sport Lisboa e Benfica. Especialista nos 100 metros, nos 200 metros e nos 4x100 metros, é uma grande esperança da velocidade nacional e promete dar o seu melhor nestes Jogos Olímpicos para superar o 52º lugar obtido na sua estreia nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Antes do atletismo, Arnaldo Abrantes praticou natação, futebol, judo e karaté. Arnaldo Abrantes é médico interno no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental. Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 realizam-se de 27 de julho a 12 de agosto.

in: www.m-almada.pt
GOTHIA CUP Almada e Olímpico foram eliminados

 Lobatos Foot são os únicos sobreviventes

Notícia publicada hoje no DIÁRIO DA REGIÃO 
A Gothia Cup está a entrar na fase derradeira e as posições das várias equipas começam a ficar definidas. Das quatro equipas da nossa região, três delas (Sub-13 e Sub-15 do Almada e sub-18 do Olímpico do Montijo) acabam por ficar pelo caminho mas isso não quer dizer que o seu desempenho tenha sido mau. Antes pelo contrário, o seu valor ficou bem patente, como se pode comprovar pelos resultados obtidos nos vários jogos disputados, principalmente na fase de grupos. A primeira equipa a entrar em acção foi a sub-13 do Almada que derrotou o América Elite (México), por 1-0, com um golo de Tiago Ezequiel (37’). No segundo jogo do dia, nova vitória, desta vez por 2-0, sobre a equipa inglesa do Surrey Elite, com golos de Luís Costa (26’) e Pedro Carvalho (41’). Os jovens almadenses que foram obrigados a realizar um terceiro jogo diante do Dallas Texans, uma das melhores academias de soccer dos EUA, com quem perdeu por 1-0, sendo afastado da competição, precisamente nos oitavos-de-final. No escalão de Sub-15, o Almada também não teve a sorte pelo seu lado e acabou por perder com o Castenaso Villanova, por 1-0, sendo afastado da prova. Os italianos, muito fortes fisicamente foram superiores na primeira parte e fizeram um golo. Na segunda parte o Almada carregou, mas não conseguiu marcar. De qualquer forma, há que dar os parabéns aos jovens almadenses que cumpriram na íntegra os seus objectivos que passavam por uma participação condigna. Atingir os 32 avos, com uma equipa de apenas 14 jogadores, num torneio com centenas de equipas é, de facto, um grande feito. Na mesma categoria, em grande estão os Lobatos que garantiram a passagem aos oitavos-de-final após vitória (nos 1/32 avos) por 1-0 sobre o Marsta (Suécia) e depois (nos 1/16 avos) por 5-0 ao Kubikenborgs, também da Suécia. Hoje pela manhã, a equipa da Escola Pedro Eanes Lobato (Amora) vai disputar o acesso aos quartos-de-final com o ACBB Paris (França), uma equipa muito forte em termos físicos e técnicos, que na edição de 2011 se classificou em terceiro lugar. Na categoria de Sub-18, o dia começou bem para o Olímpico do Montijo, que eliminou o Winner Prizren (Kosovo) por 2-0, mas acabou mal porque no período da tarde perdeu por 5-0, nos 1/16 avos, com os suecos do Fässbergs, num jogo em que nada lhes terá corrido bem.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

FUTEBOL DE PRAIA Campeonato Nacional

Almada estreia-se 
no próximo domingo


Fábio Oliveira, Gonçalo Gonçalves, Ricardo Serra, Bruno Mareco, Luís Bandeira, Rúben Calado, Nuno Cirilo, Paulo Costa e Bruno Pais são os jogadores que compõem o plantel naquela que será a estreia absoluta no futebol de praia da equipa almadense 


O Almada Atlético Clube participa na 1.ª edição do Campeonato Nacional de Futebol de Praia, que terá o seu início já no próximo fim-de-semana, na Praia do Ouro, em Sesimbra. A empresa de Coimbra, FEB cafés SA, ligada à indústria do café, associou-se ao projeto do Futebol de Praia do Almada Atlético Clube, através da sua marca Febica.


Em estreia absoluta na vertente de praia, o Almada traçou como objetivo primordial a aprendizagem, somando a experiência que permita alicerçar a modalidade num projeto de futuro no clube. 


A representação do Almada Atlético Clube, chefiada pelo Vice-Presidente para o futebol, Horácio Rodrigues, conta  com os diretores, Paulo Coelho e Pedro Assunção, com a equipa técnica constituída pelo professor Élio Santos e Custódio Galveias, e os atletas, Fábio Oliveira, Gonçalo Gonçalves, Ricardo Serra, Bruno Mareco, Luís Bandeira, Rúben Calado, Nuno Cirilo, Paulo Costa e Bruno Pais.


A primeira jornada da competição tem lugar já no sábado, dia 21 de Julho, com a realização do jogo Vitória de Setúbal – Arrentela, às 17 horas. A estreia da equipa almadense será no domingo, dia 22, frente ao Arrentela, também às 17 horas. Na 3.ª jornada, que terá lugar apenas no dia 4 de Agosto, às 18h 30m, o Almada defronta o Vitória de Setúbal.
GOTHIA CUP Equipas da região continuam em destaque

 Mais uma jornada de glória

O terceiro dia de competição foi mais uma jornada de glória para as equipa da nossa região que se encontram, desde a passada 2.ª feira, na Suécia, a participar na Gothia Cup. A qualidade do nosso futebol ficou mais uma vez bem vincada com a passagem de todas as equipas à fase das eliminatórias, com três primeiros lugares (Almada Sub-13 e Sub-15 e Lobatos) e um segundo (Olímpico) na fase de grupos. A equipa de Sub-13 do Almada ao derrotar por 3-0 ao Loharad (Suécia) com golos de Diogo Rodrigues (21’), Pedro Carvalho (22’) e Hugo Parrinha (39’) terminou a fase de grupos em beleza. Os almadenses, que foram os vencedores do Grupo com o número máximo de pontos, marcaram nesta fase nove golos e não sofreram nenhum. Hoje, pelas 9h 15m, os jovens almadenses defrontam o América Elite (México) em jogo a eliminar. Na categoria de Sub-15, pela manhã, os Lobatos ganharam ao Panevezys (Lituânia) por 1-0, com um golo marcado por Tomás Santos, aos 33 minutos, acabando também em primeiro lugar no grupo, com três vitórias nos três jogos realizados, oito golos marcados e zero sofridos. Da parte da tarde, a contar para as eliminatórias derrotaram os noruegueses do Namsos, por 6-0 e, esta manhã, às 10h 15m, vão defrontar, também no mata-mata, o Marsta (Suécia). Ainda na categoria de Sub-15, o Almada, que na véspera havia já garantido o primeiro lugar no grupo só com vitórias, com 15 golos marcados e apenas um sofrido, teve finalmente um pequeno período de descanso (da parte da manhã) depois de ter feito quatro jogos em apenas dois dias. Da parte da tarde, no regresso à competição frente aos franceses do Agen Football, mais uma vitória (2-0) com golos de Lendro (43’) e Iúri (54’) e a passagem à próxima eliminatória onde vão defrontar os italianos do Castenasa Villanova, às 12h 05m. Por último, uma referência para o Olímpico do Montijo que também conseguiu o passaporte para o play-off depois de ter empatado (2-2) com os suecos do Taby, resultado que garantiu o segundo lugar no grupo. Em relação ao jogo o que se pode dizer é que as coisas não começaram nada bem para a equipa do Montijo que esteve a perder por 2-0. A atitude e o acreditar foram fundamentais para chegar à igualdade que acabou por acontecer já muito próximo do final da partida (37 e 41’). Hoje, pelas 10h 50m, na primeira eliminatória, os montijenses defrontam o Winner Prizren, do Kosovo.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

FUTEBOL DE PRAIA  

Pescadores da Caparica desistiram
de participar no Campeonato Nacional


Afinal o Campeonato Nacional de Futebol de Praia não vai ter 21 clubes mas sim apenas 20, devido á desistência dos Pescadores da Costa de Caparica reduzindo desta forma para três o número de representantes da Associação de Futebol de Setúbal: Almada, Arrentela e Vitória de Setúbal. Assim sendo houve necessidade de proceder a alterações na programação dos jogos relativos ao Grupo 5 que se disputa no Praia do Ouro, em Sesimbra. A primeira jornada a realizar no próximo sábado, dia 21 de Julho, é composta pelo encontro a disputar entre o Vitória de Setúbal – Arrentela, às 17 horas. No dia seguinte, domingo, dia 22, realiza-se o Arrentela – Almada, também às 17 horas. Na 3.ª jornada, que terá lugar apenas no dia 4 de Agosto, às 18h 30m, o Almada defronta o Vitória de Setúbal. No Grupo1, que se disputa na Praia de A-Ver-o-Mar, na Póvoa de Varzim, participam o Leixões, Esposende, Rio Ave, Varzim e V. Guimarães; o Grupo 2, que terá lugar na Nazaré, engloba o Albergaria, Vitória de Santarém, Naval 1.º Maio e Sótão; do Grupo 3, que se realiza no Ecoparque de São João da Talha, no concelho de Loures, participam o Loures, Nacional, SL Olivais e Sanjoanense; no Grupo 4, a disputar na Praia Foz do Lizandro, em Mafra, em competição vão estar o Estoril Praia, Venda Pinheiro, "Os Belenenses" e Real (Massamá).